Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governador
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernadorO Governador
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Tebet afirma que custo das rotas de integração sul-americana será mínimo se comparado aos benefícios

9 de julho de 2025
Tebet afirma que custo das rotas de integração sul-americana será mínimo se comparado aos benefícios
Compartilhar

09/07/2025 – 16:59  

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Simone Tebet: não haverá obras faraônicas paradas no meio do caminho

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta quarta-feira (9) que o benefício das Rotas de Integração Sul-Americana é “elevado à milésima potência”, se comparado ao custo. A ministra discutiu temas da Pasta em reunião das comissões de Fiscalização Financeira e Controle; de Viação e Transportes; e de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados.

Ela informou que as cinco rotas que fazem conexão com a América do Sul vão se beneficiar de 190 obras incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com orçamento de R$ 60 bilhões. Além disso, o programa tem carteira própria de 10 bilhões de dólares de financiamento bancário.

As rotas integram o Brasil aos países vizinhos por meio de rodovias, hidrovias, ferrovias, infovias, portos e aeroportos.

Questionada sobre a possibilidade de faltar recursos para a conclusão das rotas de integração, Tebet disse que não haverá “obras faraônicas paradas no meio do caminho” porque o ministério fez seu “dever de casa”. Ela relatou que conversou com governadores, secretários de planejamento e parlamentares envolvidos e fez ajustes em projetos durante as negociações que abrangeu todos os países da América do Sul.

A ministra também fez a ressalva de que recursos públicos não serão usados para financiar obras no exterior. “Nenhum centavo do BNDES vai ser utilizado nem para financiar a Venezuela e nem para financiar Argentina. O BNDES está financiando os estados e os municípios brasileiros na melhoria de estradas e de portos”, afirmou.

Ela detalhou que o BNDES entrará com 3 bilhões de dólares e que outros R$ 7 bilhões serão aportados por instituições como o Banco do Brics e o Banco Mundial.

Proximidade da Ásia
Simone Tebet reforçou que as rotas de integração vão aumentar a competitividade das exportações brasileiras (commodities e bens industrializados) ao aproximá-las de seu maior mercado consumidor, a Ásia. Isso será possível com a ligação entre as áreas produtoras do País aos portos do Pacífico no Chile e no Peru.

A ministra destacou o Porto de Chancay, no Peru, maior investimento chinês na região e o ponto mais curto de distância da América do Sul à Ásia. Segundo ela, a rota 2, que ligará o Oceano Atlântico ao Pacífico, partindo de Belém até o Peru, ficará pronta em setembro deste ano.

Com o transporte marítimo para a Ásia via Oceano Pacífico, ela estima que o trajeto do comércio pode ser encurtado em até três semanas, com redução de até 10 mil km de distância.

Ferrovia bioceânica
O deputado Junio Amaral (PL-MG), um dos que solicitaram o debate, perguntou sobre a possibilidade de endividamento do País na construção da rota bioceânica em parceria com a China. Tebet respondeu que a ferrovia terá “custo zero”, uma vez que os chineses têm interesse comercial na região e participarão com sua expertise. Ela lembrou ainda que se trata de um projeto de estudo e que não há nenhum compromisso em contratação de empresas chinesas.

“A ferrovia vai ser construída pelo próximo governo, que vai definir através de um processo de licitação”, disse Tebet.

Segundo a ministra, o processo será feito em etapas e certamente vai atrair investimentos estrangeiros. “O PAC provou que nós não temos investimentos nacionais suficientes para atacar todos os gargalos no Brasil ao mesmo tempo”, reforçou a ministra.

Regiões mais pobres
“Essas rotas de integração sul-americana, além de salvar e desenvolver as regiões mais pobres do Brasil, porque a cara mais pobre do Brasil está na fronteira, vai desenvolver todo o País”, disse a ministra. Ela reforçou que não haverá competição com infraestruturas de escoamento já existentes.

Nesse ponto, Tebet citou o exemplo de São Paulo, que tem 54% de suas exportações destinadas à América do Sul, mas 80% desse volume ainda é escoado pelo modal rodoviário, considerado ineficiente.

A deputada Helena Lima (MDB-RR), uma das que solicitou o debate, quis saber sobre o andamento das obras da rota que integra Roraima com Guiana e Venezuela. “Consideramos uma rota de suma importância para nós que moramos em Roraima e no Amazonas porque hoje nós estamos ilhados”, disse.

Simone Tebet informou que a rota que liga o Amapá à Guiana Francesa será entregue até o final de 2026. No entanto, ela frisou que a integração de Roraima com Georgetown, capital da Guiana, ainda não tem data definida para ser concluída.

Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Roberto Seabra

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Câmara aprova em 2º turno o texto-base da PEC das Prerrogativas
Nacional

Câmara aprova em 2º turno o texto-base da PEC das Prerrogativas

16 de setembro de 2025
Em meio à mobilização de movimentos negros, comissão inicia análise de fundo para igualdade racial
Nacional

Em meio à mobilização de movimentos negros, comissão inicia análise de fundo para igualdade racial

16 de setembro de 2025
Especialistas afirmam que digitalização do comércio no BRICS deve manter dólar como referência
Nacional

Especialistas afirmam que digitalização do comércio no BRICS deve manter dólar como referência

16 de setembro de 2025
Comissão debate pagamentos fora do teto no serviço público
Nacional

Comissão debate pagamentos fora do teto no serviço público

16 de setembro de 2025
Deputados da base governista elogiam condenação de Bolsonaro; oposição pede votação da anistia
Nacional

Deputados da base governista elogiam condenação de Bolsonaro; oposição pede votação da anistia

16 de setembro de 2025
Coordenadora de grupo de trabalho quer votar em outubro projetos sobre proteção de crianças em ambiente digital
Nacional

Coordenadora de grupo de trabalho quer votar em outubro projetos sobre proteção de crianças em ambiente digital

16 de setembro de 2025
Especialistas voltam a defender flexibilização e soberania no uso da IA no Brasil
Nacional

Especialistas voltam a defender flexibilização e soberania no uso da IA no Brasil

16 de setembro de 2025
Relator da PEC da Segurança Pública apresenta sugestões de mudança no texto
Nacional

Relator da PEC da Segurança Pública apresenta sugestões de mudança no texto

16 de setembro de 2025
Especialistas alertam para risco de falta de radiofármacos no Brasil
Nacional

Especialistas alertam para risco de falta de radiofármacos no Brasil

16 de setembro de 2025
Projeto amplia direito de sustentação oral de advogados
Nacional

Projeto amplia direito de sustentação oral de advogados

16 de setembro de 2025
Fórum do BRICS na Câmara analisa temas estratégicos, com foco na cooperação multilateral
Nacional

Fórum do BRICS na Câmara analisa temas estratégicos, com foco na cooperação multilateral

16 de setembro de 2025
Lei adiciona 11 desembargadores ao TRT da 2ª Região, com sede em São Paulo
Nacional

Lei adiciona 11 desembargadores ao TRT da 2ª Região, com sede em São Paulo

16 de setembro de 2025
O GovernadorO Governador