Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governador
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernadorO Governador
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Comissão aprova garantia de acessibilidade no Enem para alunos com autismo e TDAH

26 de maio de 2025
Comissão aprova garantia de acessibilidade no Enem para alunos com autismo e TDAH
Compartilhar

26/05/2025 – 13:43  

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Dayany Bittencourt: o Estado tem o dever de promover políticas educacionais inclusas

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que assegura a estudantes com transtornos de aprendizagem recursos de acessibilidade nos processos seletivos para ingresso na educação superior, públicos ou privados, incluisve o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre os transtornos de aprendizagem estão, por exemplo, o autismo (TEA) e o transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Entre os recursos previstos estão:
– tempo adicional e ambiente adequado para a realização dos exames;
– apresentação das provas em formatos acessíveis, com adequações na estrutura, linguagem e organização do conteúdo;
– disponibilização de ledor (
serviço especializado de leitura da prova) e transcritor com formação adequada; e
– aplicação de critérios de correção compatíveis com as especificidades desses estudantes, nos casos de avaliações discursivas. 

O texto aprovado é o substitutivo da relatora, deputada Dayany Bittencourt (União-CE), ao Projeto de Lei 4780/24, do deputado Jadyel Alencar (Republicanos-PI), e ao PL 142/25, apensado. O substitutivo insere esses recursos de acessibilidade nas leis 12.764/12, sobre os direitos da pessoa com TEA, e 14.254/21, que trata dos estudantes com TDAH e outros transtornos de aprendizagem. O PL 4780/24 original prevê apenas mudanças nas provas do Enem para atender a estudantes com TEA.

“Entendemos que a garantia de adaptações nas provas e avaliações deve ser estendida aos estudantes com TDAH e outros transtornos de aprendizagem”, afirmou a relatora. “Tal entendimento está em consonância com o que já se verifica na prática: o edital do Enem 2024 reconhece esses transtornos como condições que justificam atendimento especializado, inclusive com possibilidade de tempo adicional, ledor e salas diferenciadas”, acrescentou.

Segurança jurídica
A relatora ressaltou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já vem promovendo avanços nessa área. “Contudo, é necessário garantir segurança jurídica, estabilidade normativa e previsibilidade para os participantes, evitando que avanços administrativos possam ser descontinuados por mudanças de gestão”, apontou
Dayany Bittencourt. 

No substitutivo, a relatora incluiu uma cláusula de vigência de 180 dias após a publicação da futura lei, para permitir ao Inep e demais instituições de ensino superior “prazo razoável de adequação e implementação das medidas, dada a complexidade logística do Enem e demais processos seletivos”. 

Dados do censo escolar
Dayany Bittencourt lembrou que o número de estudantes com necessidades específicas tem crescido significativamente. “O Censo Escolar da Educação Básica de 2024 revelou que, de 2023 a 2024, o número de estudantes com TEA saltou de 636.202 para 918.877”, ressaltou. “Esses dados refletem uma transformação relevante no perfil do alunado e impõe ao Estado a responsabilidade de promover uma política educacional cada vez mais inclusiva”, completou. 

Próximos passos
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisada pelas comissões de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Marcelo Oliveira

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Conselho de Ética retoma depoimentos de testemunhas sobre ocupação do Plenário
Nacional

Conselho de Ética retoma depoimentos de testemunhas sobre ocupação do Plenário

12 de dezembro de 2025
Comissão aprova regras diferenciadas para artesãos em vulnerabilidade venderem alimentos artesanais
Nacional

Comissão aprova regras diferenciadas para artesãos em vulnerabilidade venderem alimentos artesanais

11 de dezembro de 2025
Comissão defende investimentos em prevenção para evitar novas enchentes do RS
Nacional

Comissão defende investimentos em prevenção para evitar novas enchentes do RS

11 de dezembro de 2025

Comissão aprova regras mais rígidas para cadastro de motoristas de aplicativo

11 de dezembro de 2025
Comissão aprova proposta que estende benefício nacional para agricultores familiares
Nacional

Comissão aprova proposta que estende benefício nacional para agricultores familiares

11 de dezembro de 2025
Comissão aprova inclusão da vacina contra meningite tipo B em programa de imunização
Nacional

Comissão aprova inclusão da vacina contra meningite tipo B em programa de imunização

11 de dezembro de 2025

Comissão aprova proposta que simplifica renegociação do crédito rural

11 de dezembro de 2025

Especialistas apontam vantagens de exportar carne processada

11 de dezembro de 2025

CBF estuda regras para profissionalizar árbitros de futebol, afirma dirigente

11 de dezembro de 2025

Câmara lança nova fase do programa Ulysses e políticas de governança em Inteligência Artificial

11 de dezembro de 2025
Comissão aprova criminalização de uso de IA em pornografia envolvendo crianças
Nacional

Comissão aprova criminalização de uso de IA em pornografia envolvendo crianças

11 de dezembro de 2025
Comissão aprova exigência de documentação do médico para encomendar carimbo ou receituário
Nacional

Comissão aprova exigência de documentação do médico para encomendar carimbo ou receituário

11 de dezembro de 2025
O GovernadorO Governador