Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governador
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernadorO Governador
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

‘A justiça será feita’, defende Lula sobre memória de vítimas da Covid-19

11 de maio de 2026
'A justiça será feita', defende Lula sobre memória de vítimas da Covid-19
'A justiça será feita', defende Lula sobre memória de vítimas da Covid-19
Compartilhar

Cerimônia em Brasília marca 12 de março como o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19. O Palácio do Planalto recebeu uma instalação em homenagem às mais de 700 mil pessoas mortas pela doença no país durante a pandemia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira, 11 de maio, o Projeto de Lei nº 2.120/2022, que institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19. A data escolhida para homenagear as mais de 700 mil vidas perdidas durante a pandemia, 12 de março, faz referência ao dia de registro da primeira morte por Covid-19 no Brasil. A cerimônia de assinatura, no Palácio do Planalto, em Brasília, também teve a participação do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Durante a sanção, o presidente Lula enfatizou a forma imprudente que foram conduzidas as decisões do governo na época da pandemia. “Só tem sentido a gente criar alguma coisa para lembrar o passado, se a gente conseguir cravar o nome dos responsáveis”, ressaltou Lula.

O presidente ainda relembrou as informações falsas que eram transmitidas na época, de forma a descredibilizar as vacinas, o que acabou gerando ainda mais óbitos.

Nós precisamos ter consciência foram mais mortes do que muitas guerras que aconteceram no mundo”. E completou: “Um dia nós mudaremos esse mundo e a ignorância não vai prevalecer em lugar nenhum. E a justiça será feita”.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a importância da sanção de um Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19 é para que esse tema nunca mais seja esquecido pela sociedade brasileira.

Na saúde, a gente fala que a memória tem dois papéis fundamentais. Primeiro, acolher o sofrimento, apoiar o sofrimento, poder lidar com esse sofrimento. Mas, sobretudo, o papel da memória é para que a sociedade como um todo nunca mais permita que se repita o que aconteceu durante a condução da pandemia da Covid-19 no nosso país”, destacou.

A iniciativa reforça a importância da memória coletiva diante dos impactos da pandemia no país e reafirma o compromisso do Governo do Brasil com a defesa da vida, da ciência e do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Durante a cerimônia, o Salão Nobre do Palácio do Planalto recebeu a instalação “Cada Nome, Uma Vida”, em homenagem às mais de 700 mil vítimas fatais da Covid-19 no Brasil. A mostra ficará disponível para visitação até 19 de maio.

Sancionei hoje a lei que institui o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19, uma data para homenagear as mais de 700 mil vidas perdidas em decorrência do coronavírus em nosso país. O dia escolhido simbolicamente é o 12 de março, referência ao registro da primeira morte no… pic.twitter.com/SstUkbuzZg

— Lula (@LulaOficial) May 11, 2026

HOMENAGENS SIMULTÂNEAS — Como parte das ações em alusão à sanção, serão promovidas homenagens em seis capitais brasileiras de forma simultânea, nesta segunda (11/05), às 19h:

  • Brasília (DF), no Congresso Nacional;
  • São Paulo (SP), na esquina da Avenida Paulista com a Rua da Consolação;
  • Rio de Janeiro (RJ), no Cristo Redentor e no Centro Cultural do Ministério da Saúde;
  • Fortaleza (CE), no Complexo Cultural Estação das Artes;
  • Porto Alegre (RS), no Centro de Oncologia do Hospital Conceição (GHC);
  • Manaus (AM), no Hospital Beneficente Português.

Em todos os locais, serão projetados os nomes de vítimas da Covid-19 e mensagens em reconhecimento ao SUS e aos profissionais de saúde que estiveram na linha de frente da pandemia. Também será destacado o papel da vacinação, das políticas públicas de saúde e da mobilização coletiva no combate à maior emergência sanitária da história recente do país. A homenagem também integra o processo de reconstrução da memória nacional sobre a pandemia.

MEMORIAL DA PANDEMIA — Em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, o Ministério da Saúde inaugurou o Memorial da Pandemia, no Centro Cultural do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro. A homenagem às vítimas reúne diferentes espaços no memorial: a instalação digital com os nomes das pessoas que morreram por Covid-19, um monumento, uma escultura de Darlan Rosa, criador do personagem Zé Gotinha, e um parquinho temático voltado ao público infantil, com foco na promoção da vacinação. No lançamento do memorial, o Ministério da Saúde também prestou homenagem a jornalistas e veículos que atuaram na cobertura da pandemia, destacando o papel da informação de qualidade no enfrentamento à desinformação, ainda refletida na cobertura vacinal.

CADA NOME, UMA VIDA — O projeto “Cada Nome, Uma Vida” é uma instalação pública dedicada à memória das mais de 700 mil vítimas da pandemia de Covid-19 no Brasil. Concebida originalmente para o Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS), a obra transforma dados oficiais em presença material, permanente e acessível.

Mais do que um marco comemorativo, é um gesto de reparação simbólica e de valorização da ciência, do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos trabalhadores da saúde que estiveram na linha de frente do enfrentamento à pandemia. Esta é uma réplica da obra original, criada para circular pelo país como parte de uma exposição itinerante.

“Essa é a primeira vez que a gente consegue recuperar as informações de nomes, idades e regiões das vítimas, e trazer essa informação à tona, para assim ficar permanentemente na memória brasileira, para que a gente personifique o que foi esse sofrimento e saber como enfrentá-lo”, comentou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Ao percorrer diferentes cidades, a instalação amplia o acesso à memória coletiva e convida o público à reflexão sobre os impactos da pandemia no Brasil. A obra transforma dados públicos em presença, atualizando continuamente as informações a partir do banco oficial do Ministério da Saúde. Uma memória viva que permanece e se reescreve. Um espaço para reconhecer, refletir e lembrar.

DEFESA DA CIÊNCIA E DA VIDA — Nos últimos três anos, o Governo do Brasil reverteu a queda nas coberturas vacinais, ampliou o acesso à imunização e intensificou o combate à desinformação, com impacto direto na recuperação da confiança nas vacinas no país. Em 2025, o Brasil registrou aumento no número de crianças vacinadas, interrompendo a sequência de quedas observada até 2022 e alcançando o melhor resultado dos últimos nove anos.

“Depois de tudo o que aconteceu na pandemia de Covid-19, o povo brasileiro tem a responsabilidade de reafirmar a vida, reafirmar o SUS, reafirmar a esperança de continuar defendendo a ciência contra o negacionismo, fortalecer a política pública e defender a vida de brasileiros e brasileiras”, destacou o autor do Projeto de Lei nº 2.120/2022, deputado Pedro Uczai, durante cerimônia da sanção.

“E reafirmar o 12 de março, porque essa data não é só para trazer a memória e a história como denúncia. Mas também a memória e a história de tantos brasileiros e brasileiras”, completou.

COVID-19 — A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo SARS-CoV-2. A pandemia no Brasil teve o estado de emergência sanitária nacional em vigência entre fevereiro de 2020 e maio de 2022.

Atualmente, a vacina integra o calendário nacional de imunização para crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. Para maiores de cinco anos, a imunização é indicada apenas a quem ainda não recebeu nenhuma dose. Pessoas com condições clínicas especiais devem receber doses anuais, com intervalo de seis meses para imunocomprometidos.

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Anvisa anuncia novas liberações de produtos Ypê e empresa faz recolhimento de lava-roupas líquido
Governo

Anvisa anuncia novas liberações de produtos Ypê e empresa faz recolhimento de lava-roupas líquido

22 de junho de 2026
Brasil tem melhor maio da história com quase 500 mil turistas internacionais
Governo

Brasil tem melhor maio da história com quase 500 mil turistas internacionais

21 de junho de 2026
Operação revela esquema internacional e pode resultar na maior apreensão de cocaína do Brasil
Governo

Operação revela esquema internacional e pode resultar na maior apreensão de cocaína do Brasil

21 de junho de 2026
Defesa Civil Alerta mantém operação durante fase de testes
Governo

Defesa Civil Alerta mantém operação durante fase de testes

21 de junho de 2026
Alckmin: 'Vamos precisar de muita ferrovia para transportar o desenvolvimento do Brasil'
Governo

Alckmin: ‘Vamos precisar de muita ferrovia para transportar o desenvolvimento do Brasil’

20 de junho de 2026
Governo do Brasil na Rua em Porto Alegre (RS) ofereceu 80 serviços de mais de 30 órgãos
Governo

Governo do Brasil na Rua em Porto Alegre (RS) ofereceu 80 serviços de mais de 30 órgãos

20 de junho de 2026
Governo do Brasil na Rua em Porto Alegre (RS) ofereceu 80 serviços de mais de 30 órgãos
Governo

Governo do Brasil na Rua em Porto Alegre (RS) oferece 80 serviços de mais de 30 órgãos

20 de junho de 2026
Ministério inicia aplicação da vacina que amplia proteção contra pneumonia e meningite em crianças
Governo

Ministério inicia aplicação da vacina que amplia proteção contra pneumonia e meningite em crianças

20 de junho de 2026
Polícia Federal vai investigar alerta falso da Defesa Civil enviado a celulares na madrugada
Governo

Polícia Federal vai investigar alerta falso da Defesa Civil enviado a celulares na madrugada

20 de junho de 2026
Reunião do G7, entregas na saúde e Move Brasil são destaques do Semana Gov
Governo

Reunião do G7, entregas na saúde e Move Brasil são destaques do Semana Gov

19 de junho de 2026
Hospital em BH se torna 100% SUS e recebe R$ 89 milhões: 'Saúde é a coisa mais extraordinária', diz Lula
Governo

Hospital em BH se torna 100% SUS e recebe R$ 89 milhões: ‘Saúde é a coisa mais extraordinária’, diz Lula

19 de junho de 2026
Governo do Brasil na Rua realiza 23ª edição em Florianópolis com oferta de mais de 70 serviços federais
Governo

Governo do Brasil na Rua realiza 23ª edição em Florianópolis com oferta de mais de 70 serviços federais

19 de junho de 2026
O GovernadorO Governador