O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, registrou 45.473 pessoas atendidas com suas ações de cidadania, inclusão social e desenvolvimento sustentável no Paraná. O número expressivo foi alcançado na Operação Pé Vermelho, realizada de 24 de janeiro a 5 de fevereiro, em 12 municípios da região do Vale do Ivaí.
Durante as duas semanas de atividades, foram, ao todo,1.561 oficinas práticas, com a entrega de 18.690 mil certificados. As ações contemplaram áreas como educação, saúde, comunicação, tecnologia, meio ambiente, trabalho, cultura, direitos humanos e justiça. Os resultados foram divulgados na sexta-feira (6/2), na cerimônia de encerramento, na Universidade Estadual do Paraná (Unespar), em Apucarana (PR).
Para o Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (Sepesd) do Ministério da Defesa, Idervânio da Silva Costa, o balanço positivo das atividades confirma a relevância da iniciativa.
O Projeto Rondon é cidadania. A gente une o conhecimento universitário com o conhecimento da vida real para transformar histórias. A cada momento, a cada férias, a gente visita uma região do Brasil, onde podemos atender às demandas da população mais carente”, explicou o secretário
A assistente social Caroline Ariadne Figueira Gomes Silva, da prefeitura de Rio Branco do Ivaí, confirmou a importância do Projeto e disse estar grata pela oportunidade.
O Rondon traz bastante conhecimento por meio das oficinas. Eu trabalho com crianças e adolescentes e pude adquirir muito conhecimento. Agora eu repasso para outras pessoas”, afirmou
À frente das atividades que impactaram a vida de Caroline e tantas outras pessoas de comunidades no Paraná, 252 estudantes e professores (rondonistas), de 24 Instituições de Ensino Superior (IES) de nove estados brasileiros, compartilharam conhecimento e soluções sustentáveis para os desafios locais.
Segundo o rondonista José Roberto Soares de Melo, estudante de Agronomia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a experiência foi transformadora.
Apesar da distância geográfica muito grande, a gente se aproxima quando se trata de cultura, de querer algo para o nosso país e querer aprender e a dividir conhecimentos. Realmente é um projeto muito especial. Eu não vou sair daqui da mesma forma que cheguei “, declarou o estudante, que integrou a equipe do município de Rosário do Ivaí
O Projeto Rondon é uma ação interministerial coordenada pelo Ministério da Defesa. Por meio da iniciativa, universitários e professores, chamados rondonistas, atuam em parceria com comunidades locais, levando conhecimento e soluções sustentáveis para desafios regionais. Desde 2005, as 99 operações realizadas já impactaram, aproximadamente, 2 milhões de brasileiros.
Por Bruna Lima
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom) Ministério da Defesa
