Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governador
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernadorO Governador
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Operadores de turismo percorrem Rota das Emoções e conhecem maravilhas do Nordeste

7 de junho de 2025
Operadores de turismo percorrem Rota das Emoções e conhecem maravilhas do Nordeste
Compartilhar

Objetivo é apresentar o Brasil como um destino de natureza com toda a estrutura e a hospitalidade que tem para receber viajantes internacionais.

Tópicos da matéria
Rota das EmoçõesMercado espanholMercado mexicanoFamtour

O Nordeste do Brasil será palco da Famtour Experience Brasil – Rota das Emoções, organizada pela Embratur em parceria com o Sebrae e apoio das Secretarias de Turismo dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. A iniciativa vai apresentar a quatro operadores de turismo espanhóis e quatro mexicanos os atrativos da região os mais de 500 quilômetros da rota, que liga três dos mais icônicos destinos naturais do Brasil: os Lençóis Maranhenses (MA), o Delta do Parnaíba (PI) e Jericoacoara (CE).

Juntos, Espanha e o México enviaram mais de 230 mil turistas ao Brasil em 2024. O perfil do público espanhol valoriza destinos com autenticidade e biodiversidade, enquanto os mexicanos demonstram preferência por experiências únicas e sustentáveis, o que faz da Rota das Emoções um roteiro ideal para ambos.

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a famtour é uma ferramenta poderosa para inserir o Brasil nos catálogos internacionais de turismo

Nosso foco é fortalecer o Brasil como destino desejado, competitivo e sustentável. A Rota das Emoções traduz com perfeição esse propósito, ao oferecer experiências que conectam natureza, cultura e vivências em comunidades locais”, afirma Freixo

Para o Sebrae, a Rota das Emoções é o tipo de produto estruturado que deu certo. “Podemos afirmar, que a Rota é objeto de desejo, inclusive no mercado internacional e é neste contexto que as ações de mercado fortalecem e posicionam o território em outros países. Desta forma, o objetivo é fortalecer esta estratégia no novo contexto do plano de posicionamento do Brasil, no setor do turismo. Com isso, iremos ampliar o mercado com os atrativos de sol e praia, turismo de base comunitária, esportes, evidenciando a diversidade dos produtos turísticos brasileiros”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Rota das Emoções

No circuito, os participantes vão experienciar uma combinação de aventura, cultura e sustentabilidade, com oportunidades de vivência junto às comunidades locais, gastronomia regional e artesanato típico. Além disso, poderão participar desde jantares nas dunas até imersões com comunidades locais e atividades de aventura como passeios de buggy, caiaque em manguezais e passeio de barco com revoada de pássaros.

Além de conhecerem os destinos, os operadores terão, ainda, encontros de relacionamento com fornecedores locais em Barreirinhas (MA), Parnaíba (PI), Camocim (CE) e Jericoacoara (CE). Esses têm o objetivo de aproximar e viabilizar os roteiros em pacotes turísticos internacionais.

“A aproximação entre operadores estrangeiros e prestadores de serviços locais é essencial para transformar o interesse em negócios concretos. Essa ponte impulsiona não apenas o turismo, mas a economia local de maneira sustentável”, destaca Freixo.

Mercado espanhol

A Espanha foi o 11º maior emissor de turistas para o Brasil em 2024, com 132.484 ingressos registrados de janeiro a dezembro. Dentre os espanhóis que viajam internacionalmente, há interesses, acima da média mundial, por turismo de sol e praia (59,7%), cultural (44,2%), gastronômico (33,8%), de bem-estar (26,3%) e ecoturismo (19,8%), de acordo com a Globaldata, em 2024.

Mercado mexicano

O México foi o 15º maior emissor de turistas para o Brasil em 2024, com 99.137 ingressos registrados de janeiro a dezembro. Dentre os mexicanos que viajam internacionalmente, há interesses, acima da média mundial, por turismo de sol e praia (73,7%), cultural (34,9%), aventura/esportivo (32,3%), gastronômico (31,9%), ecoturismo (27,6%), de bem-estar (22,8%), de cruzeiros (22%) e LGBTQIA (4,6%), de acordo com a Globaldata, em 2024.

Famtour

O famtour consiste em uma ação estratégica realizada em todas as macrorregiões do país para trazer profissionais estrangeiros – operadores e agentes de turismo – ao Brasil e proporcionar uma maior familiarização com os destinos brasileiros. O convite para famtours tem se mostrado altamente eficaz como ferramenta de promoção internacional dos destinos brasileiros.

As atividades fortalecem a promoção e comercialização de experiências turísticas e a diversificação dos portfólios de operadoras e agências de viagens internacionais; proporcionam aos operadores e agentes de viagens o aprofundamento do conhecimento sobre destinos brasileiros; e facilita, a rede de contatos entre os convidados e os trades locais, gerando novas oportunidades de negócios e ampliando as vendas.

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

EBC intensifica produção de conteúdos especiais em preparação para a COP 30
Governo

EBC intensifica produção de conteúdos especiais em preparação para a COP 30

11 de setembro de 2025
No Dia do Cerrado, conheça as ações do Governo Federal para ampliar a conservação do bioma
Governo

No Dia do Cerrado, conheça as ações do Governo Federal para ampliar a conservação do bioma

11 de setembro de 2025
Resultado histórico da safra de grãos 2024/25 é destaque da Voz do Brasil desta quinta
Governo

Resultado histórico da safra de grãos 2024/25 é destaque da Voz do Brasil desta quinta

11 de setembro de 2025
Direção da EBC destaca papel na TV Brasil na valorização do futebol feminino
Governo

Direção da EBC destaca papel na TV Brasil na valorização do futebol feminino

11 de setembro de 2025
Alckmin destaca apoio da Nova Indústria Brasil à agroindústria em anúncio de safra recorde
Governo

Alckmin destaca apoio da Nova Indústria Brasil à agroindústria em anúncio de safra recorde

11 de setembro de 2025
Portaria autoriza uso da Força Nacional nos nove estados da Amazônia Legal
Governo

Portaria autoriza uso da Força Nacional nos nove estados da Amazônia Legal

11 de setembro de 2025
Silveira recebe representantes das distribuidoras de GLP para alinhar Gás do Povo
Governo

Silveira recebe representantes das distribuidoras de GLP para alinhar Gás do Povo

11 de setembro de 2025
Cooperação entre hospitais da Rede Ebserh na Amazônia garante assistência via SUS
Governo

Cooperação entre hospitais da Rede Ebserh na Amazônia garante assistência via SUS

11 de setembro de 2025
Luiz Marinho destaca importância do BNDES e investimentos para fortalecer a indústria brasileira
Governo

Luiz Marinho destaca importância do BNDES e investimentos para fortalecer a indústria brasileira

11 de setembro de 2025
Ministro Celso Sabino visita obras do Parque da Cidade em Belém a dois meses para a Conferência do Clima
Governo

Ministro Celso Sabino visita obras do Parque da Cidade em Belém a dois meses para a Conferência do Clima

11 de setembro de 2025
Petrobras produz pela primeira vez combustível de aviação com óleo vegetal
Governo

Petrobras produz pela primeira vez combustível de aviação com óleo vegetal

11 de setembro de 2025
Relatório mostra como Brasil pode ser líder na produção de cânhamo e cannabis
Governo

Relatório mostra como Brasil pode ser líder na produção de cânhamo e cannabis

11 de setembro de 2025
O GovernadorO Governador