Soft Power é como um país influencia outras nações a partir de sua cultura, valores, por exemplo. O lançamento marca uma nova etapa da estratégia da Agência de promover o Brasil no exterior, com o objetivo de consolidar a imagem do país como uma potência emocional e cultural no cenário global. A campanha será veiculada até 4 de dezembro.
Campanha
A campanha apresenta o “Brasil Core”, ou seja, aquilo que é genuinamente brasileiro, destacando a música, a dança, o sincretismo religioso, a biodiversidade, a gastronomia, a diversidade e a alma acolhedora que transforma cada encontro em celebração.
Além de atrair turistas, a Campanha Soft Power tem uma estratégia integrada de marca-país, posicionando o Brasil também como fornecedor de produtos e serviços autênticos, de alta qualidade e valor agregado, como cachaça, cacau, café, açaí, moda autoral e cinema nacional. Na ação, turismo, cultura e economia criativa são apresentados juntos para impulsionar a presença do país no mundo.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a campanha traz o que há de mais importante, que é o Soft Power do país. Para ele, o conceito vai além da beleza e está, também, na hospitalidade e na alegria do povo brasileiro, “que são um diferencial poderoso e que fazem com que cada turista se sinta bem-vindo, acolhido e parte dessa energia contagiante”.
“O Soft Power é o que temos de mais genuíno. Ele está na música, na dança, na gastronomia, na nossa criatividade e, sobretudo, nós brasileiros. Vivemos um momento histórico, com o turismo internacional batendo recordes e transformando realidades. Cada visitante que chega se torna embaixador dessa energia que inspira, gera oportunidades e fortalece comunidades. Mais do que mostrar o Brasil, queremos que o mundo sinta tudo aquilo que não conseguimos explicar sobre o nosso país”, destaca Freixo.
A campanha será divulgada em diversos meios, incluindo TV, redes sociais, mídia programática, aplicativos de mobilidade e mídia exterior, garantindo ampla visibilidade.
“It’s a vibe”
A campanha aposta nos pontos fortes do País, como Cultura e Patrimônio, a força do esporte e a imagem internacional de um povo amigável e divertido. Esses pilares definem a identidade visual da ação, representando o país em seis imagens potentes, que transmitem o que é estar no Brasil.
Haverá também um filme principal de um minuto, que busca traduzir o espírito brasileiro em sua totalidade, enquanto cinco filmes de vinte segundos abordam temas como gastronomia, esporte, cultura e natureza, reforçando a pluralidade das experiências que o país oferece.
Estratégia que guia o futuro
Toda essa transformação é sustentada pelo Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027, desenvolvido pela Embratur em colaboração com o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O plano orienta a promoção do país no exterior com base em três eixos: inovação, diversidade e sustentabilidade, reafirmando o Brasil como um destino de vivências autênticas, inclusivas e emocionantes.
Mais do que divulgar paisagens, o Plano Brasis apresenta um país que inspira, conecta e emociona, colocando o turismo como ferramenta de desenvolvimento, expressão cultural e orgulho nacional.
