Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governador
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernadorO Governador
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

MinC reforça compromisso em articular ações culturais e climáticas

5 de junho de 2025
MinC reforça compromisso em articular ações culturais e climáticas
Compartilhar

Uma data que busca promover a reflexão sobre a importância da conscientização dos problemas ambientais e da preservação dos recursos naturais do planeta. Nesta quinta-feira, 5 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, em 1972.

Tópicos da matéria
Pontões G20 Brics Grupo de Amigos da Ação Climática COP 30

Em fóruns multilaterais, como G20, Brics e a COP 30, a ser realizada em novembro, em Belém (PA), além de ações nos Pontos e Pontões de Cultura, o Ministério da Cultura (MinC) reforça o seu papel central no compromisso de articular ações culturais e climáticas.

Temos realizado um movimento constante de integração da Cultura com o Meio Ambiente, o que pra nós é natural. Prova disso, são ações como o seminário Cultura e Mudanças Climáticas realizado durante o G20 ou as ações que fomentamos por meio da Política Nacional de Cultura Viva, com seus pontos e pontões. O Brasil se prepara para um momento ímpar desse debate com a realização da COP 30. Esse debate é inadiável e a cultura é parte fundamental dele”, avalia a ministra da Cultura, Margareth Menezes.

“E é preciso evidenciar, ainda mais, a missão da cultura nesse debate sobre sustentabilidade e preservação ambiental. Por exemplo, os conhecimentos e práticas dos povos indígenas e das comunidades tradicionais devem ser valorizados e reconhecidos como pilares do desenvolvimento sustentável e de uma relação mais harmônica com a natureza. Eles têm soluções ancestrais e, ao mesmo tempo, inovadoras como caminhos para um futuro com justiça climática. Valorizar essas vozes é um compromisso com o planeta e com as próximas gerações”, acrescenta a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do MinC, Márcia Rollemberg.

Ela salienta ainda o papel e a contribuição da cultura para a preservação do meio ambiente. “Quando ampliamos o olhar, percebemos que a cultura é a força motriz para mobilizar a humanidade a cuidar do meio ambiente, a adotar um consumo mais consciente e a perceber o planeta como um sujeito de direitos, os rios, as águas, a terra, o ar, a fauna, a flora e todos os seres vivos, analisa Márcia.

Margareth Menezes
Ministra Margareth Menezes: debate ambiental é inadiável e a cultura é parte dele (foto: Filipe Araújo/MinC)

Pontões

A proteção do meio ambiente faz parte da realidade de atuação de diversos Pontos e Pontões de Cultura. O Pará, estado que irá sediar a COP 30, tem dois Pontões de Cultura fomentados pelo MinC, ambos envolvidos com a temática.

O Pontão Matrizes Amazônicas – Pororoca da Cidadania promove a campanha Cultura Viva – Matrizes Amazônicas. O objetivo é fortalecer as expressões culturais da região e destacar a conexão entre cultura, natureza e sustentabilidade.

Já o Pontão de Cultura Rede Ajuricaba – Rede Paraense de Pontos de Cultura lançou o aplicativo Mobiliza COP30 . O software permite a organização e divulgação de todas as ações sociopolíticas e de mobilização dos movimentos socioambientais do planeta, principalmente do Brasil e da Amazônia, sobre sustentabilidade, no âmbito da COP 30. É fruto de parceria com o Ponto de Cultura Laboratório de Tecnologias Livres – LabLivre, Fórum Brasileiro de ONGs e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (FBONS) e Rede Grupo Trabalho Amazônico – Rede GTA, duas das maiores coalizões socioambientalistas do país.

“O Mobiliza COP 30 surgiu a partir da ideia da criação uma plataforma que contribua na mobilização sócio-ambiental do planeta. É um aplicativo de smartphone no qual você cadastra ações, que podem ser evento ou projeto relacionado à questão socioambiental e climática, com o intuito de divulgá-las”, explica o coordenador geral do pontão de cultura Rede Ajuricaba, José Maria Reis.

Em outros estados também são feitas iniciativas com esse foco. O Pontão de Cultura Balaio Maranhense realiza eventos de formação da rede estadual de Pontos de Cultura do Maranhão com o tema Amazônia Agora– Justiça Climática, Racismo Ambiental e Territórios Tradicionais: Como os Pontos de Cultura São Afetados e Como Podem Promover Justiça Climática.

O intuito é demonstrar como os Pontos de Cultura têm papel fundamental na defesa dos territórios e na promoção da justiça climática. Nos eventos foram debatidos como essas iniciativas culturais são impactadas e podem atuar na luta por um futuro mais justo e sustentável.

“A proteção do meio ambiente, dos vários biomas, e a valorização da cultura não são apenas atos de preservação, mas expressões fundamentais da nossa humanidade. A natureza é o palco onde a cultura se desenrola, e a cultura, por sua vez, nos ensina a respeitar e cuidar desse palco. Juntos, eles moldam nossas identidades e nosso futuro”, comenta o diretor de Promoção das Culturas Populares do MinC, Tião Soares.

G20

No âmbito do G20, em Salvador, o MinC organizou o Seminário Internacional Cultura e Mudança Climática. O encontro em novembro do ano passado teve como meta discutir o papel do setor cultural no enfrentamento das alterações no clima, a partir de experiências nacionais e internacionais.

Já a Declaração de Salvador da Bahia, apresentada ao final da Reunião de Ministros de Cultura, representou um avanço no debate sobre cultura e clima e o modo com a primeira sente os efeitos das mudanças climáticas.

Na ocasião, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, destacou que no documento com as definições acordadas sobre os quatro eixos temáticos debatidos no Grupo de Trabalho (GT) foi reconhecido o potencial da cultura para promover iniciativas que mitiguem os impactos das mudanças climáticas.

Brics

A agenda cultura e clima também esteve na pauta das discussões da 2ª Reunião Técnica do Grupo de Trabalho (GT) da Cultura do Brics e na 10ª Reunião Ministerial da Cultura, realizadas em Brasília no mês de maio.

O papel da cultura diante dos desafios ambientais da agenda de desenvolvimento sustentável foi um dos assuntos abordados. No debate foi realçado que a crise climática é um desafio coletivo e que a cultura pode realizar transformações estruturais, além de incentivar a adaptação e a resiliência, sobretudo por meio do conhecimento incorporado em tradições indígenas e locais.

Um dos quatro eixos prioritários para atuação cultural do Brics que consta do documento final da reunião é Cultura, Mudanças Climáticas e Agenda Pós-2030.

Grupo de Amigos da Ação Climática

O Brasil exerce atualmente, ao lado dos Emirados Árabes Unidos, a co-presidência do Grupo de Amigos da Ação Climática (GAACBC). A coalização internacional informal reúne Estados e organizações internacionais com o propósito de englobar a cultura como eixo estratégico nas políticas globais de mudança de clima.

O grupo tem como meta principal assegurar que a cultura seja reconhecida como pilar fundamental nas ações de adaptação e mitigação às mudanças climáticas, influenciando os processos decisórios no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

COP 30

As ações para o combate às mudanças do clima no mundo estão na pauta da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30).

O encontro deverá reunir chefes de estado, ministros, diplomatas, representantes da ONU, cientistas, líderes empresariais, ONGs, ativistas e outros membros da sociedade civil de mais de 190 países.

No fórum, o Brasil terá a oportunidade de reiterar seu papel de liderança nas negociações em torno de mudanças climáticas e sustentabilidade e apresentar suas iniciativas em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono e reforçar a atuação em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Dragagem no Porto de Suape (PE) é concluída, investimento é de R$ 217 milhões
Governo

Dragagem no Porto de Suape (PE) é concluída, investimento é de R$ 217 milhões

30 de janeiro de 2026
Indígenas do Acre obtêm pagamento imediato por vendas da agricultura familiar
Governo

Indígenas do Acre obtêm pagamento imediato por vendas da agricultura familiar

30 de janeiro de 2026
Ministério da Saúde lança Guia de Recomendações Para o Uso de Fluoretos no Brasil
Governo

Ministério da Saúde lança Guia de Recomendações Para o Uso de Fluoretos no Brasil

30 de janeiro de 2026
Governo do Brasil institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua
Governo

Governo do Brasil institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

30 de janeiro de 2026
Enem 2025: está disponível a declaração para matrícula na educação superior
Governo

Enem 2025: está disponível a declaração para matrícula na educação superior

30 de janeiro de 2026
Investimentos do Governo com Educação e Saúde crescem e superam mínimo constitucional
Governo

Investimentos do Governo com Educação e Saúde crescem e superam mínimo constitucional

30 de janeiro de 2026
Desemprego cai para 5,1% em dezembro, e 2025 tem melhores resultados da história
Governo

Desemprego cai para 5,1% em dezembro, e 2025 tem melhores resultados da história

30 de janeiro de 2026
Sisu: 99% das vagas são preenchidas na chamada regular
Governo

Sisu: 99% das vagas são preenchidas na chamada regular

29 de janeiro de 2026
Sai o resultado do Sisu 2026, que teve mais de 3,4 milhões de inscritos
Governo

Sai o resultado do Sisu 2026, que teve mais de 3,4 milhões de inscritos

29 de janeiro de 2026
Sudene e CUT firmam protocolo para fortalecer promoção do trabalho decente no Nordeste
Governo

Sudene e CUT firmam protocolo para fortalecer promoção do trabalho decente no Nordeste

29 de janeiro de 2026
Crédito Fundiário quase dobra número de famílias atendidas no governo Lula
Governo

Crédito Fundiário quase dobra número de famílias atendidas no governo Lula

29 de janeiro de 2026
Lucro das estatais cresce 22% e chega a R$ 136 bilhões até 3º trimestre de 2025
Governo

Lucro das estatais cresce 22% e chega a R$ 136 bilhões até 3º trimestre de 2025

29 de janeiro de 2026
O GovernadorO Governador