Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que, pela primeira vez, mais da metade dos usuários de internet no Brasil acessam conteúdos por meio do aparelho de televisão. Os dados, provenientes do módulo anual da PNAD Contínua sobre Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), mostram um crescimento acelerado desse tipo de acesso, que passou de 11,3% em 2016 para 32,2% em 2019, chegando a 53,5% em 2024.
“Os dados do IBGE mostram que o acesso à televisão aberta é extremamente alto no Brasil. As informações sobre a utilização da internet nos aparelhos de TV revelam o enorme potencial da TV 3.0, que vai unir definitivamente a radiodifusão ao universo da internet e trazer infinitas possibilidades de novos serviços e aplicações para o telespectador da TV aberta e gratuita no país”, afirmou Tawfic Awwad Junior, diretor do Departamento de Inovação, Regulamentação e Fiscalização da Secretaria de Radiodifusão do Ministério das Comunicações.
O levantamento, feito no ano passado, mostrou que o principal meio de acesso foi o telefone móvel celular (98,8% dos entrevistados). Em seguida, a segunda fonte de acesso foi o aparelho de TV (53,5% dos usuários). O acesso à internet por meio do microcomputador caiu de 63,2% em 2016 para 46,2% em 2019, até atingir 33,4% em 2024, o menor valor da série histórica. O uso do tablet, por sua vez, apresentou tendência de queda entre 2016 e 2022, manteve-se estável em 2023 e registrou uma pequena variação positiva em 2024.
O levantamento reforça uma tendência global. A televisão, antes vista apenas como um meio de transmissão tradicional, está cada vez mais integrada ao universo digital. No Brasil, essa transformação deve ganhar ainda mais força com a chegada da TV 3.0, que promete revolucionar a forma como os brasileiros consomem conteúdo na TV aberta. A nova tecnologia trará qualidade superior de imagem e som, além de maior interatividade, permitindo que o telespectador navegue, interaja e acesse serviços online diretamente pela tela da televisão.
De acordo com o Ministério das Comunicações, a TV 3.0 também abrirá caminho para a oferta de serviços públicos digitais, como acesso facilitado à plataforma Gov.br , ampliando a conectividade e inclusão digital da população. “O Brasil está prestes a viver uma nova era na radiodifusão. A TV 3.0 não será apenas um avanço tecnológico, mas uma ferramenta de integração social, capaz de levar informação, serviços e oportunidades para milhões de pessoas em todo o país”, destacou Frederico de Siqueira Filho, ministro das Comunicações.