O programa Governo do Brasil na Rua realizado em Macapá (AP), nos dias 22 e 23 de janeiro, registrou quase 700 atendimentos do ID Jovem e a emissão de aproximadamente 500 carteirinhas. O volume representa uma média 6,8 vezes superior à observada em dias comuns.
O resultado confirma o fortalecimento do programa e o aumento do interesse da juventude no acesso aos direitos garantidos pela política pública.
Para a secretária nacional de Juventude, Vitória Genuíno, o resultado reforça a importância do ID Jovem na ampliação de direitos e oportunidades. “O ID Jovem é uma das políticas mais importantes da Secretaria Nacional de Juventude, e o Governo do Brasil na Rua tem ampliado o acesso a esse direito. Garantir mais oportunidades para a juventude em todo o país é a nossa missão”, afirmou.
O desempenho está diretamente relacionado às melhorias recentes implementadas no ID Jovem. O novo portal do programa, reconstruído do zero, passou a contar com interface mais moderna e intuitiva, maior estabilidade e velocidade, além de novas camadas de segurança, como proteção contra bots e mecanismos antifraude.
O Governo do Brasil também aprimorou a política do programa ao ampliar a validade da carteirinha para um ano, reduzir o prazo de atualização da base de dados de 45 para três dias e permitir a emissão online de passagens por empresas integradas.
A mudança possibilitou ainda a emissão de milhares de passagens interestaduais pela internet, tornando o processo mais ágil, seguro e eficiente para a juventude e para o setor de transporte.
Os resultados alcançados em Macapá refletem, também, o impacto das Caravanas da Juventude realizadas ao longo de 2025, que ampliaram a divulgação do ID Jovem, fortaleceram parcerias locais e aproximaram a Secretaria Nacional da Juventude das realidades regionais.
A atuação do ID Jovem no Governo do Brasil na Rua reforça o papel do programa na ampliação do acesso da juventude às políticas públicas e na garantia de direitos.
Endereço para mais informações sobre o IDJovem
