Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governador
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernadorO Governador
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Governo do Brasil cede a Usina do Gasômetro para a prefeitura de Porto Alegre

10 de fevereiro de 2026
Governo do Brasil cede a Usina do Gasômetro para a prefeitura de Porto Alegre
Compartilhar

O ministério da Gestão e da Inovação em serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Patrimônio da União (SPU), consolidou nesta terça-feira (10/2) , em Porto Alegre , entregas na área da cultura dentro do programa Imóvel da Gente. A entrega mais emblemática foi a cessão da Usina do Gasômetro, mas a ministra Esther Dweck também visitou o HUB de Atividades, vinculado à Associação da Cultura Hip Hop, e conheceu o projeto Cirandar. O g overno do Brasil também cedeu dois imóveis federais para a Defensoria Pública d o Rio Grande do Sul para ampliar atendimento da população.

Tópicos da matéria
Destinação para espaço de inovação cultural Projeto Cirandar Cessão de imóveis para a Defensoria Pública do RS Visita institucional à Ceitec

A destinação do prédio da Usina do Gasômetro , que estava travada há mais de seis meses , vale por 21 anos , renováve l por igual período , e inclui como contrapartida principal da prefeitura a garantia de acesso público livre e gratuito ao local e a formação de uma comissão de acompanhamento da concessão do espaço da us ina , com participação do Conselho Municipal de Cultura. A cessão permitirá que a prefeitura de Porto Alegre retome o processo de licitação de uma parceria público-privada (PPP) para viabilizar a reabertura do centro cultural , que está fechado desde 2017.

A ministra Esther Dweck destacou o aspecto de convergência e diálogo que marcou a negociação em torno do acordo. “O espírito do governo do presidente Lula é transformar a divergência em convergência. Nosso interesse é atender a população, independentemente do partido do prefeito ou do governador”, afirmou Dweck.

Dweck mencionou ainda a atuação do MGI por meio do programa Imóvel da Gente, que busca destinar bens ociosos da União para utilização social com destaque para moradia e regularização fundiária. “Queremos transformar esse patrimônio para a sociedade”, explicou. A ministra lembrou que o programa é baseado em fóruns estaduais formados por governos e sociedade civil, com o intuito de fortalecer a participação social na formulação das políticas públicas. “É de fato quem sabe o que é necessário”, afirmou.

A ministra destacou também que o contrato de cessão garante acesso livre e gratuito à população nos espaços coletivos da Usina. Além disso, haverá um Grupo de Acompanhamento e Fiscalização para auxiliar nas atividades de monitoramento e fiscalização. Fazem parte do grupo, o governo do Brasi l, a Secretaria Municipal de Cultura da P refeitura de Porto Alegre, a futura permissionária , e o Conselho Municipal de Cultura . O objetivo é garantir o cumprimento do contrato, a transparência, o controle social e a responsabilidade na gestão, bem como assegurar amplos espaços na agenda de espetá culos para coletivos locais de arte , sem cobrança de taxas .

Nos últimos cinco anos, a Usina passou por uma ampla reforma estrutural, coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura ( Smoi ) de Porto Alegre, que envolveu reforço, modernização das instalações e restauração integral de mais de 12 mil metros quadrados de área. A obra , orçada em R$ 25 milhões, foi entregue em agosto de 2025. A secretária do Patrimônio da União, Carolina Stuchi , destacou que todas as dúvidas jurídicas em relação à utilização do imóvel foram sanadas, dotando o contrato de segurança para todas as partes envolvidas.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, anunciou um edital para ocupação provisória da Usina antes do relançamento da licitação destinada a escolher uma empresa parceira da prefeitura na gestão da Usina . O prefeito assegurou que o edital levará em conta os termos construídos em conjunto com o governo federal. “ Que essa governança colaborativa que conseguimos aqui sirva de exemplo à classe política, que às vezes não olha para uma coisa chamada interesse público”, disse.

A presidente do Conselho Municipal de Cultura, Márcia Cavalcante, destacou que a assinatura do contrato é apenas o primeiro passo para a democratização das atividades culturais da Usina do Gasômetro. “Nosso grande desafio ser á a gestão compartilhada deste espaço, para garantir que os artistas locais consigam de fato ocupá-lo. Para que a Usina volte a ser do povo de Porto Alegre, precisamos estar juntos”, opinou.

Destinação para espaço de inovação cultural

A ministra Esther Dweck também visitou, nesta terça-feira (10/2), o espaço do Ibama cedido pel a SPU ao HUB de A tividades . A destinação também f a z parte do programa Imóvel da Gente. O prédio, na área central de Porto Alegre, estava desocupado desde a enchente de 2024 e abrigará , a partir de abril, uma aceleradora de projetos culturais ligada a o coletivo Casa d o H ip H op , com salas de trabalho, auditório e espaços para oficinas . Nos últimos cinco anos, o coletivo recebeu mais de 100 projetos de inovação para acelerar. “ Vai ser um marco na cidade ”, definiu Dweck .

Rafa Rafuag i , coordenador do HUB Atividade , destacou o compromisso da SPU com o movimento hip hop desde as primeiras reuniões para a cessão do imóvel . “Aqui se materializa um espaço que nós ocuparemos não só para encubar projetos culturais , mas também para causar impacto social e distribuir renda ”, disse. Segundo ele, o potencial de fomento econômico do hub , em cinco anos de atividade , pode chegar a R$ 100 milhões.

Projeto Cirandar

Outra entrega do Imóvel da Gente realizada em Porto Alegre trata-se de um prédio público que foi destinado ao projeto Cirandar . A iniciativa é focad a em fortalecer e mobilizar redes sociais por meio da educação como ferramenta de transformação social, com o objetivo de apoiar e criar ações comunitárias e práticas sustentáveis, promovendo alianças para fortalecer a cidadania.

A agenda, realizada no Cirandar Multicultural, contou com a presença da secretária da SPU, Carolina Stuchi , da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, deputados, deputadas e entidades sociais do Fórum de Entidades do Programa de Democratização de Imóveis (PDI).

Cessão de imóveis para a Defensoria Pública do RS

O Governo do Brasil, por meio do MGI, assinou cessão de uso gratuita de dois imóveis da União para a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul (DPE/RS). Os imóveis estão localizados em Santa Maria e em Porto Alegre e serão utilizados para atividades administrativas e de atendimento à população.

Em Santa Maria, está prevista a instalação de uma Unidade Administrativa e de Atendimento da DPE/RS, que não dispõe de uma sede unificada no local e, por isso, ocupa sete espaços distintos em prédio comercial. O Imóvel cedido para a DPE/RS em Porto Alegre está localizado na região do Foro Central.

Segundo a Defensoria, a cessão representa uma oportunidade estratégica para qualificar os serviços prestados à população, além de reduzir despesas com locação. A localização central do terreno, próxima a colégios públicos, órgãos públicos, ao calçadão municipal e à central de ônibus da cidade, favorece a acessibilidade e facilita o acesso da população aos serviços do órgão.

Já a secretária do Patrimônio da União, Carolina Stuchi , ressaltou que o Programa Imóvel da Gente está dando destinação adequada a imóveis da União desocupados ou subutilizados: “Somente para o Rio Grande do Sul, o Programa já destinou 31 imóveis para espaços de uso da Administração Pública e implantação de políticas públicas estratégicas, em articulação com entes federativos, órgãos parceiros e sociedade civil”, destacou.

Visita institucional à Ceitec

N a manhã de hoje , a ministra Esther Dweck também visitou o Centro Nacional de Tecnologia Avançada S/A (Ceitec). A estatal recentemente recebeu recursos do Fundo Nacional de Ciência e Tecnologia para modernizar sua planta industrial e se capacitar, dessa forma, a suprir uma nova geração de chips. “É uma empresa estratégica para a soberania digital do Brasil. O governo do presidente Lula sempre apostou na Ceitec para dar capacidade ao nosso país nessa área”, disse a ministra.

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

PF apresenta balanço de 2025 em coletiva no Ministério da Justiça e Segurança Pública
Governo

PF apresenta balanço de 2025 em coletiva no Ministério da Justiça e Segurança Pública

10 de fevereiro de 2026
Ministério da Saúde inicia vacinação de 1,2 milhão de profissionais de saúde contra a dengue em todos os estados
Governo

Ministério da Saúde inicia vacinação de 1,2 milhão de profissionais de saúde contra a dengue em todos os estados

10 de fevereiro de 2026
Confira o resultado da Avaliação Quadrienal dos cursos de Pós-Graduação
Governo

Confira o resultado da Avaliação Quadrienal dos cursos de Pós-Graduação

10 de fevereiro de 2026
Operação Aulas Seguras: Inmetro fiscaliza mais de 1 milhão de itens escolares em todo o País
Governo

Operação Aulas Seguras: Inmetro fiscaliza mais de 1 milhão de itens escolares em todo o País

10 de fevereiro de 2026
Plataforma interativa reúne e dá visibilidade para 226 iniciativas de educação midiática no Brasil
Governo

Plataforma interativa reúne e dá visibilidade para 226 iniciativas de educação midiática no Brasil

10 de fevereiro de 2026
Microcrédito se consolida na região Norte apoiando pescadores e ribeirinhos
Governo

Microcrédito se consolida na região Norte apoiando pescadores e ribeirinhos

10 de fevereiro de 2026
Datena estreia programas na TV Brasil e Rádio Nacional nos dias 23 e 24 de fevereiro
Governo

Datena estreia programas na TV Brasil e Rádio Nacional nos dias 23 e 24 de fevereiro

10 de fevereiro de 2026
Trabalhadores recebem alerta para conferir desconto do imposto de renda no contracheque
Governo

Trabalhadores recebem alerta para conferir desconto do imposto de renda no contracheque

10 de fevereiro de 2026
Avaliação quadrienal dos cursos de pós-graduação é tema da Voz do Brasil desta terça (10)
Governo

Avaliação quadrienal dos cursos de pós-graduação é tema da Voz do Brasil desta terça (10)

10 de fevereiro de 2026
Governo do Brasil 'deplora' medidas do governo israelense para ampliar ocupação na Cisjordânia
Governo

Governo do Brasil ‘deplora’ medidas do governo israelense para ampliar ocupação na Cisjordânia

10 de fevereiro de 2026
Associação Brasileira da Indústria de Alimentos adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo
Governo

Associação Brasileira da Indústria de Alimentos adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

10 de fevereiro de 2026
AGU destaca resultados alcançados pelo Governo do Brasil na redução do desmatamento na Amazônia
Governo

AGU destaca resultados alcançados pelo Governo do Brasil na redução do desmatamento na Amazônia

10 de fevereiro de 2026
O GovernadorO Governador