Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governador
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernadorO Governador
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Enamed: divulgadas avaliação dos cursos de medicina e medidas de supervisão

19 de janeiro de 2026
Enamed: divulgadas avaliação dos cursos de medicina e medidas de supervisão
Compartilhar

Ao todo, 204 cursos de medicina do Sistema Federal de Ensino obtiveram conceito Enade satisfatório. Outros 99 ficaram com conceito 1 e 2 e passarão por medidas de supervisão do MEC

Tópicos da matéria
Ações de supervisãoConceito EnadeCategoria administrativaEnareEnamed

O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) divulgaram, nesta segunda-feira (19/1), a análise dos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025. O Enamed é a modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de medicina e permite o aproveitamento de seus resultados nos processos seletivos de programas de residência médica. 

Os resultados apresentados referem-se aos 351 cursos de medicina que participaram do Enamed 2025. Desses, 304 pertencem ao Sistema Federal de Ensino, que inclui as instituições públicas federais e as instituições privadas. Os demais são regulados pelos sistemas estaduais. Os resultados finais dos cursos avaliados estão disponíveis aqui. 

Os resultados individuais dos participantes do Enamed foram divulgados no dia 12 de dezembro de 2025. Os candidatos são classificados conforme os critérios adicionais estabelecidos no edital do Exame Nacional de Residência (Enare). A nota final será divulgada em 21 de janeiro de 2026. 

De acordo com a análise, dos 304 cursos de medicina de instituições de educação superior públicas federais e privadas que participaram do Enamed, 204 (67,1%) alcançaram conceito 3 a 5 do Enade, considerados satisfatórios. Outros 99 cursos (32%) obtiveram conceito Enade nas faixas 1 e 2 — menos de 60% dos seus estudantes apresentaram desempenho considerado adequado no Enamed — e passarão por ações de supervisão da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC. 

Leia também
• Cursos de medicina com baixo desempenho passarão por supervisão 

O ministro da Educação, Camilo Santana, reforçou o papel do Enamed como um instrumento de diagnóstico da formação médica no país, mostrando as instituições que estão tendo um bom desempenho e que precisam melhorar. Para ele, é fundamental que os médicos tenham uma boa formação para garantir o atendimento dos cidadãos nos hospitais, postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). “Há uma grande preocupação nos ministérios da Educação e da Saúde em assegurar que os cursos oferecidos aos alunos brasileiros possam garantir a qualidade da formação médica nesse país, até porque são profissionais que cuidam da vida das pessoas”. 

Santana destacou que os resultados do Enamed mostraram que 85% dos cursos municipais foram considerados insatisfatórios. Também ressaltou que mais de 80% dos cursos superiores de medicina no Brasil são oferecidos por instituições de ensino superior privadas e que instituições que cobram mensalidade dos alunos devem apresentar qualidade no ensino. 

“O que estamos avaliando é se os cursos têm uma boa infraestrutura, se eles têm monitoria, laboratório, se têm bons professores. E isso a gente só pode fazer avaliando os resultados e, também, dialogando com as instituições para que possam melhorar”, considerou.  

Sobre as medidas aplicadas às universidades cujos concluintes não atingiram o nível mínimo de aprendizagem ao final do curso — como a supervisão ou a suspensão das graduações —, Santana destacou que nenhum aluno será prejudicado. Segundo ele, o objetivo “não é aplicar sanções ou penalidades intencionais a qualquer instituição, mas assegurar a formação de médicos de qualidade no Brasil”. 

Ações de supervisão

Os cursos com conceito 1 e 2 pertencem a 93 instituições de educação superior e estão sujeitos a um processo de supervisão, com a aplicação de diferentes medidas cautelares, de forma escalonada, conforme o percentual de concluintes considerados proficientes. Quanto maior o risco ou ameaça ao interesse público e aos estudantes, mais graves serão as medidas adotadas.  

Na faixa 1, oito cursos tiveram menos de 30% de concluintes proficientes e sofrerão suspensão de ingresso. Já os 13 cursos que tiveram o percentual de proficiência entre 30% e 40% terão redução de 50% da oferta de vagas. Na faixa 2, os 33 cursos com 40% a 50% de concluintes proficientes passam por redução de 25% das vagas.  

Esses três primeiros grupos estão impedidos de ampliar vagas e terão suspensa a participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e em outros programas federais. 

Os 45 cursos da faixa 2 que tiveram percentual de proficiência acima de 50% sofrerão apenas a proibição de aumento de vagas, sem medidas cautelares específicas adicionais, por ora. 

Cabe à Seres dar ciência às instituições responsáveis por esses cursos acerca da instauração de um processo administrativo de supervisão, podendo a instituição se manifestar, no prazo de 30 dias, e requerer a concessão de prazo para saneamento das deficiências. As medidas devem durar até a publicação do Conceito Enade 2026. 

De acordo com o levantamento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame avaliou 89.024 estudantes e profissionais de medicina, dos quais 75% obtiveram desempenho proficiente. Entre eles, 39.258 eram estudantes concluintes do curso. Desses, 67% tiveram proficiência. Já o público geral (49.766), que inclui médicos formados e inscritos no Exame Nacional de Residência (Enare), teve 81% dos participantes com proficiência.  

Leia também
•
Enamed: mais de 96 mil inscrições foram confirmadas 

Conceito Enade

Ao analisar a distribuição dos cursos por Conceito Enade, o levantamento mostra que um curso ficou sem conceito (SC) e teve menos de 10 estudantes avaliados. 

Entre os cursos avaliados, 24 (7,1%) obtiveram conceito 1, com até 39,9% de estudantes proficientes. O conceito 2 foi atribuído a 83 cursos (23,6%), que apresentaram entre 40% e 59,9% de alunos proficientes. Já 80 cursos (22,7%) alcançaram o conceito 3, com percentuais entre 60% e 74,9%. 

Na faixa superior, 114 cursos (33,0%) obtiveram conceito 4, com 75% a 89,9% de estudantes proficientes, enquanto 49 cursos (13,6%) alcançaram o conceito máximo, 5, ao registrar percentual igual ou superior a 90% de alunos proficientes. 

Categoria administrativa

Na análise por categoria administrativa, 6.502 estudantes das instituições de educação superior federal foram avaliados, dos quais 83,1% dos estudantes de medicina alcançaram percentual de proficiência. Entre os estudantes de medicina das instituições estaduais, 86,6% dos 2.402 avaliados tiveram proficiência. Já as instituições de educação superior municipais tiveram 944 estudantes participantes no exame, dos quais 49,7% tiveram conceito proficiente.  

As instituições privadas com fins lucrativos tiveram 15.409 estudantes participantes, sendo 57,2% deles com resultado proficiente no curso de medicina; e as instituições privadas sem fins lucrativos foram representadas por 12.960 estudantes, dos quais 70,1% alcançaram a proficiência.  

Enare

O Enamed aprimora a seleção para a residência médica e unifica a avaliação do Enade e a prova teórica do Enare, otimizando o acesso à residência na área médica de acesso direto. O Exame Nacional de Residência é uma iniciativa que democratiza o acesso a residências médicas (acesso direto e com pré-requisitos), multiprofissional e em área profissional da saúde dos hospitais universitários federais, assim como de instituições públicas e privadas com e sem fins lucrativos que fizerem adesão. 

Em 2025, o Enare contou com a participação de 262 instituições, um crescimento de 61,7% em relação com a edição de 2024, que teve 162 instituições participantes. Em 2022, o exame contava apenas com 92 instituições. O número de inscritos também aumentou, passando de 53.172 inscrições em 2024 para 87.035, em 2025, um crescimento de 63,7%. Esse percentual é muito maior ao comparar com a edição de 2022, quando o número de inscrições era de apenas 27.755, representando um crescimento de aproximadamente 213,6% no período. 

Ao comparar com a oferta de residência médica, o crescimento do Enare é nítido. O número de programas passou de 790, em 2022, para 1.868, em 2025 — um aumento absoluto de 1.078 programas, um crescimento de aproximadamente 136,5% no período. 

A evolução da série histórica segue no comparativo das ofertas de vagas de residência médica. Em 2025, foram ofertadas 7.197 vagas pelo Enare, enquanto, em 2024, o programa ofereceu 4.998. Ao comparar a última edição com a de 2022, que teve 2.682 vagas ofertadas, o crescimento no período representa 168,3%. 

Enamed

O Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica será realizado anualmente, com início em 2025, e unificará as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Enade para os cursos de medicina e da prova objetiva de acesso direto ao Enare. O novo exame possui relevância estratégica nacional, no escopo da avaliação da formação médica no Brasil, e seus resultados impactam diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS) e o ingresso de novos médicos no mercado de trabalho.  

O MEC prospecta um ciclo de fortalecimento mútuo entre os exames. Para o ministério, o Enamed impulsiona o engajamento dos estudantes no Enade, tendo em vista que a nota pode servir como meio de ingresso em programas de residência médica de acesso direto. Isso tem impacto positivo para o Enare, visto que todos os concluintes dos cursos de medicina passarão a fazer a prova anualmente.  

O novo resultado, baseado em padrões de desempenho, traz um aperfeiçoamento importante na avaliação desses cursos, permitindo que os cursos de medicina passem a ter resultados divulgados em uma escala interpretativa dos padrões de desempenho esperados ao final da graduação. Aliado à periodicidade anual, o formato permitirá o monitoramento da qualidade dos cursos de medicina ao longo dos anos.   

A utilização dos resultados do Enamed para fins de acesso aos programas de residência médica garante maior interesse e engajamento dos estudantes na realização do exame e resultados mais fidedignos para avaliação dos cursos.

Além disso, os resultados baseados em padrões de desempenho fornecem informações mais completas e passam a subsidiar melhor as políticas de regulação, supervisão, financiamento e indução da qualidade dos cursos. A periodicidade anual de realização do exame garante que todos os alunos passem pela prova, ampliando a amostra de estudantes avaliados e minimizando os riscos de resultados enviesados. Além de garantir que o ingresso na residência seja mais qualificado.  

• Apresentação 

• Conceito Enade 

Com informações da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e do Inep 

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

'América Latina e Caribe são capazes de construir um projeto autônomo de inserção internacional', diz Lula no Panamá
Governo

‘América Latina e Caribe são capazes de construir um projeto autônomo de inserção internacional’, diz Lula no Panamá

28 de janeiro de 2026
MDS publica norma para fortalecer a integridade do Cadastro Único
Governo

MDS publica norma para fortalecer a integridade do Cadastro Único

28 de janeiro de 2026
Anvisa aprova regras que cumprem decisão do STJ para produção de cannabis medicinal
Governo

Anvisa aprova regras que cumprem decisão do STJ para produção de cannabis medicinal

28 de janeiro de 2026
Dia de comemoração para os catarinenses: Renan Filho anuncia solução definitiva para o Morro dos Cavalos
Governo

Dia de comemoração para os catarinenses: Renan Filho anuncia solução definitiva para o Morro dos Cavalos

28 de janeiro de 2026
Dia Internacional da Proteção de Dados: veja como a ciência brasileira trabalha pela segurança digital
Governo

Dia Internacional da Proteção de Dados: veja como a ciência brasileira trabalha pela segurança digital

28 de janeiro de 2026
Ministério da Saúde autoriza construção de nova maternidade em Japeri, no Rio de Janeiro
Governo

Ministério da Saúde autoriza construção de nova maternidade em Japeri, no Rio de Janeiro

28 de janeiro de 2026
Ministério da Saúde certifica os primeiros hospitais de ensino no SUS desde 2021
Governo

Ministério da Saúde certifica os primeiros hospitais de ensino no SUS desde 2021

28 de janeiro de 2026
MinC dá boas-vindas aos novos servidores aprovados no CPNU e profissionais temporários
Governo

MinC dá boas-vindas aos novos servidores aprovados no CPNU e profissionais temporários

28 de janeiro de 2026
Anatel avança na modernização do espectro e prepara o Brasil para a TV 3.0
Governo

Anatel avança na modernização do espectro e prepara o Brasil para a TV 3.0

28 de janeiro de 2026
Brasil recebe 6,1 milhões de visitantes internacionais por transporte aéreo em 2025
Governo

Brasil recebe 6,1 milhões de visitantes internacionais por transporte aéreo em 2025

28 de janeiro de 2026
Monitoramento clínico do HIV e da aids na população trans fortalece decisões no SUS
Governo

Monitoramento clínico do HIV e da aids na população trans fortalece decisões no SUS

28 de janeiro de 2026
Dia de Combate ao Trabalho Escravo reforça o papel do SUS na proteção à saúde dos trabalhadores
Governo

Dia de Combate ao Trabalho Escravo reforça o papel do SUS na proteção à saúde dos trabalhadores

28 de janeiro de 2026
O GovernadorO Governador