Evento no Palácio do Planalto com Lula celebrou a conquista da Seleção Brasileira da Copa América e anunciou Projeto de Lei para fortalecer o futebol feminino
O diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) , Andre Basbaum, e a diretora de Conteúdo e Programação da empresa, Antonia Pellegrino, participaram nesta quarta-feira (10) do encontro entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e as atletas da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, campeãs da Copa América 2025. A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília.
Durante o evento, o presidente Lula anunciou que encaminhará ao Congresso Nacional, nesta sexta-feira (12), um Projeto de Lei que estabelece o futebol feminino como prioridade de política pública nacional. A proposta prevê igualdade de direitos e benefícios em relação ao futebol masculino, incentivo às categorias de base, parcerias com instituições de ensino e proteção às atletas, especialmente em situações de gravidez.
“As mulheres, aos poucos, vão ocupando espaços no mundo político, no mundo intelectual, no mundo acadêmico, no mundo cultural e no mundo esportivo. Espero que esse sucesso de vocês na Copa América se repita na Copa do Mundo. E vocês sabem que a dedicação é profissionalismo e é vontade de ganhar”, afirmou o presidente Lula.
Leia também
– Lula envia ao Congresso projeto para desenvolver futebol feminino
Antônia e Basbaum: compromisso com valorização e popularização da modalidade
A presença da EBC neste encontro reforça o compromisso da empresa com a valorização do esporte feminino. A TV Brasil , emissora pública gerida pela EBC , é hoje reconhecida como a tela do futebol feminino, transmitindo todas as divisões do Campeonato Brasileiro Feminino (A1, A2 e A3), além das competições de base e torneios internacionais.
Na ocasião, Antonia Pellegrino destacou como a transmissão do futebol feminino em TV Aberta inspira meninas a enxergarem a modalidade como uma possibilidade real de carreira. “Com transmissões regulares, as jovens atletas podem ter acesso à novas referências femininas no esporte e quando as transmissões de futebol feminino são tratadas com seriedade — com narradoras, comentaristas, pré-jogo, análise tática, entrevistas, divulgação em redes sociais — há um reconhecimento da competência das atletas e o preconceito é enfrentado”, disse.
Para Pellegrino, transmitir o futebol feminino na TV Brasil é uma estratégia de valorização, democratização e desenvolvimento da modalidade no país. “Além de incentivar o interesse do público e atrair investimentos, ajuda a formar novas atletas, gerar ídolos e criar um ambiente mais igualitário no esporte nacional”, destacou.
A cerimônia contou com a presença das atletas Amanda Gutierres, Andressa Karolaine, Cláudia Luana de Oliveira, Fátima Dutra e Fernanda Palermo; do ministro do Esporte, André Fufuca; do técnico da Seleção Brasileira, Arthur Elias; e do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud.
A conquista da Copa América 2025, com vitória sobre a Colômbia nos pênaltis, garantiu à Seleção Brasileira vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 e reforça a preparação para a Copa do Mundo Feminina FIFA 2027, que será sediada no Brasil.
Futebol feminino impulsiona audiência da TV Brasil
A TV Brasil e as emissoras da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) exibiram a Conmebol Copa América Feminina 2025 entre os dias 13 de julho e 2 de agosto, alcançando 1,17 milhão de domicílios e mais de 71 milhões de minutos assistidos. A média consolidada de audiência foi de 0,40%, superior à média da emissora em todos os dias de jogos.
O confronto entre Paraguai e Brasil, exibido em 22 de julho, liderou o ranking de transmissões de futebol feminino da TV Brasil em 2025, com destaque nas praças do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. A Copa América foi exibida por ao menos 12 emissoras da RNCP, incluindo a TV Brasil (SP, RJ e DF), TVE Bahia, TV Cultura do Pará, TV Encontro das Águas (AM), TV Ceará, TVU Recife, TV UFG (GO), TV UFSC (SC), TVE RS e Rede Minas (MG). Os jogos também foram transmitidos pela TV Brasil Play, site e aplicativo gratuito.