Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governador
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernadorO Governador
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

CPNU 2: Confira os institutos que participam da segunda edição do certame

5 de junho de 2025
CPNU 2: Confira os institutos que participam da segunda edição do certame
Compartilhar

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) está chegando e representa uma grande oportunidade para quem deseja ingressar no serviço público em áreas que fazem a diferença na vida das pessoas, desde a preservação da cultura à promoção da inovação tecnológica e da saúde da população. Os órgãos participantes atendem a sociedade brasileira em diversas frentes de atuação e contribuem para o desenvolvimento do país. 

Tópicos da matéria
Defendendo a cultura e o patrimônio no Brasil Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) Segurança, autenticidade e certificação digital Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI)Cuidando da população brasileira  Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) Instituto Nacional de Cardiologia (INC) Instituto Evandro Chagas (IEC) Centro Nacional de Primatas (CENP) 

Sete importantes instituições federais estão com vagas autorizadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI): o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), Instituto Nacional de Cardiologia (INC), Instituto Evandro Chagas (IEC) e o Centro Nacional de Primatas.  

A retomada dos concursos públicos, congelados há seis anos, é uma das partes mais importantes da estratégia de Transformação do Estado do Governo Lula, liderada pelo MGI. As 6.640 vagas para servidores efetivos trazidas na primeira edição do CPNU representarão, sozinhas, a maior contratação da Administração Pública Federal dos últimos 10 anos, de acordo com dados do Painel Estatístico de Pessoal (PEP).  
 
O reforço na contratação de servidores é fundamental para a ampliação e melhoria da entrega de serviços públicos. Fazer parte do Ibram é trabalhar pela preservação da história e pela valorização da cultura brasileira.  

Conheça o perfil de cada um desses órgãos e as oportunidades oferecidas. 

Defendendo a cultura e o patrimônio no Brasil 

Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) 

O provimento de vagas no Concurso Nacional Unificado é essencial para recompor nossa força de trabalho, permitindo a entrada de novos talentos e o fortalecimento da autarquia responsável pelo campo museal”, afirma Fernanda Castro, presidenta do Ibram. 

28 vagas no CPNU 2: 

  • Analista I (Nível Superior) – 13 vagas 
  • Técnico III (Nível Superior) – 15 vagas 

O Ibram é a autarquia federal que cuida dos museus do Brasil e promove o acesso da população à memória coletiva do país. Ao trabalhar no Instituto, você participa diretamente da construção de políticas públicas voltadas à inclusão, diversidade, educação patrimonial, sustentabilidade e inovação. 

O Ibram administra 30 museus federais e lidera a Política Nacional de Museus, com foco na preservação de acervos e na ampliação do público visitante. 

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) 

O CPNU representa um importante avanço na valorização das políticas públicas culturais.  Receberemos mais de 60 novos profissionais que irão reforçar nossa missão institucional de proteger e valorizar o patrimônio cultural brasileiro. É com grande expectativa que aguardamos esses novos servidores”, destaca Leandro Grass, presidente do Iphan. 

70 vagas no CPNU 2: 

  • Analista I (Nível Superior) – 33 vagas 
  • Técnico I (Nível Superior) – 37 vagas 

Com atuação desde 1937, o Iphan é responsável por proteger, conservar e promover os bens culturais do Brasil, sejam eles arquitetônicos, arqueológicos, naturais ou imateriais. 

É o instituto com o maior número de vagas nesta edição do CPNU. Está presente em todo o país, com 27 superintendências estaduais, 37 escritórios técnicos e seis unidades especiais. 

Ingressar no Iphan é atuar em defesa da memória e da diversidade cultural do Brasil. 

Segurança, autenticidade e certificação digital 

Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI)

Pela primeira vez em mais de 20 anos, realizaremos um concurso próprio. A chegada de novos servidores vai consolidar o ITI como ator-chave na transformação digital do Estado, com um serviço público mais eficiente e preparado para os desafios do futuro”, afirma Enylson Camolesi, diretor-geral do ITI. 

50 vagas no CPNU 2: 

  • Pesquisador (Nível Superior) – 5 vagas 
  • Tecnologista (Nível Superior) – 27 vagas 
  • Analista em Ciência e Tecnologia (Nível Superior) – 18 vagas 

O ITI é o órgão responsável por garantir a segurança e a validade jurídica dos documentos digitais no país. Ele coordena a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e atua com certificação digital, assinaturas eletrônicas, identificação civil e governança de sistemas essenciais à soberania digital do Brasil. 

Ingressar no ITI significa atuar na fronteira da inovação tecnológica, contribuindo com soluções de alto impacto social e reforçando a infraestrutura digital a favor do cidadão. 

Cuidando da população brasileira  

Os institutos com vagas no CPNU 2 não se limitam apenas à cultura, patrimônio e tecnologia. Para quem busca uma carreira dedicada ao bem-estar da sociedade, diversas vagas estão abertas em importantes instituições de saúde vinculadas ao Ministério da Saúde. Essas oportunidades representam a chance de atuar em hospitais de referência, centros de pesquisa e institutos dedicados à saúde pública, contribuindo diretamente para a qualidade de vida dos brasileiros. 

Os profissionais que ingressarem nos institutos vinculados ao Ministério da Saúde terão a chance de atuar em centros de excelência, reconhecidos pela produção científica, pela inovação em saúde e pelo compromisso com o cuidado integral da população”, disse o secretário-executivo do Ministério da Saúde.

Para o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, a segunda edição do Concurso Nacional Unificado reafirma o compromisso do Estado com o fortalecimento e a valorização do serviço público no Brasil. “Os profissionais que ingressarem nos institutos vinculados ao Ministério da Saúde terão a chance de atuar em centros de excelência, reconhecidos pela produção científica, pela inovação em saúde e pelo compromisso com o cuidado integral da população. Ao investir na qualificação e no reconhecimento dos servidores públicos, renovamos nossa missão de assegurar uma saúde pública de qualidade para todos os brasileiros”, disse.  

Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) 

94 vagas no CPNU 2: 

  • Assistente Social (Nível Superior) – 1 vaga  
  • Biólogo (Nível Superior) – 2 Vagas 
  • Enfermeiro (Nível Superior) – 5 Vagas 
  • Fisioterapeuta (Nível Superior) – 22 Vagas 
  • Fonoaudiólogo (Nível Superior) – 2 Vagas 
  • Médico (Nível Superior) – 24 Vagas 
  • Psicólogo (Nível Superior) – 2 Vagas 
  • Técnico de Enfermagem (Nível intermediário) – 28 Vagas 
  • Técnico em Radiologia (Nível intermediário) – 5 Vagas 
  • Terapeuta Ocupacional (Nível Superior) – 2 Vagas 
  • Contador (Nível Superior) – 1 Vaga 

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO), localizado no Rio de Janeiro e vinculado ao Ministério da Saúde, é uma referência nacional em cirurgias ortopédicas de alta complexidade, atuando exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Sua missão é promover ações de assistência, ensino, pesquisa, prevenção e formulação de políticas públicas em traumatologia e ortopedia. 

O INTO é certificado como hospital de ensino, oferecendo programas de residência médica, cursos de pós-graduação e treinamentos. Além disso, desenvolve pesquisas inovadoras na área. O instituto oferece vagas em diversas áreas médicas e técnicas. 

Ingressar no INTO é fazer parte de uma instituição reconhecida nacionalmente por sua excelência, contribuindo diretamente para o fortalecimento da saúde pública por meio do SUS. 

Instituto Nacional de Cardiologia (INC) 

75 vagas no CPNU 2: 

  • Biólogo (Nível Superior) – 1 vaga 
  • Enfermeiro (Nível Superior) – 17 vagas  
  • Farmacêutico (Nível Superior) – 2 vagas 
  • Farmacêutico Bioquímico (Nível Superior) – 2 vagas 
  • Fisioterapeuta (Nível Superior) – 7 vagas 
  • Fonoaudiólogo (Nível Superior) – 2 vagas 
  • Médico (Nível Superior) – 14 vagas 
  • Nutricionista (Nível Superior) – 2 vagas 
  • Técnico de Enfermagem (Nível Intermediário) – 19 vagas 
  • Técnico em Radiologia (Nível Intermediário) – 4 vagas 
  • Terapeuta Ocupacional (Nível Superior) – 4 vagas 
  • Contador (Nível Superior) – 1 vaga 

O Instituto Nacional de Cardiologia (INC), referência do Ministério da Saúde há mais de 40 anos, é um centro de excelência dedicado à saúde cardiovascular no Brasil. Sua missão abrange a promoção da saúde, o tratamento de alta complexidade, a formação de profissionais especializados e o desenvolvimento de pesquisas de vanguarda. 

Com uma infraestrutura robusta, o INC se destaca como o único hospital público no Rio de Janeiro a realizar transplantes cardíacos em adultos e crianças, sendo também o segundo centro que mais realiza cirurgias de cardiopatias congênitas no Brasil. O Instituto investe continuamente em tecnologias modernas e conta com uma equipe multidisciplinar qualificada, pautando sua atuação na ética, qualidade, humanização e segurança do paciente. 

Trabalhar no INC é fazer parte de um centro de excelência em cardiologia, referência em transplantes cardíacos e cirurgias de cardiopatias congênitas. 

Instituto Evandro Chagas (IEC) 

38 vagas no CPNU 2: 

  • Analista de Gestão em Pesquisa e Investigação Biomédica (Nível Superior) – 17 vagas 
  • Tecnologista em Pesquisa e Investigação Biomédica (Nível Superior) – 1 vaga 
  • Pesquisador em Saúde Pública (Nível Superior) – 10 vagas 
  • Técnico em Pesquisa e Investigação Biomédica (Nível Intermediário) – 10 vagas 

Pesquisa científica, apoio à vigilância e ensino voltados para a produção, disseminação e divulgação de conhecimento e inovações tecnológicas que subsidiem as políticas de saúde. Essa é a missão do Instituto Evandro Chagas (IEC), órgão vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde (MS). 

Criado em 1936 como a primeira instituição do gênero na Amazônia, o IEC atua na defesa da qualidade de vida da população brasileira, desenvolvendo estudos e investigações nas áreas de ciências biológicas, meio ambiente e medicina tropical, com publicações nacionais e internacionais. O IEC apoia a vigilância em saúde e a formação profissional, colaborando com evidências científicas para a tomada de decisão de gestores públicos. 

Integrar a equipe do IEC é atuar na produção de conhecimento científico e tecnológico que apoia a vigilância em saúde, a formulação de políticas públicas e a formação profissional, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira. 

Centro Nacional de Primatas (CENP) 

28 vagas no CPNU 2: 

  • Analista de Gestão em Pesquisa e Investigação Biomédica (Nível Superior) – 6 vagas 
  • Tecnologista em Pesquisa e Investigação Biomédica (Nível Superior) – 1 vaga 
  • Pesquisador em Saúde Pública (Nível Superior) – 3 vagas 
  • Técnico em Pesquisa e Investigação Biomédica (Nível Intermediário) – 18 vagas 

O Centro Nacional de Primatas (CENP) atua nas áreas de conservação, reprodução e pesquisa com primatas não humanos. Suas atividades incluem a criação e reprodução de primatas para o desenvolvimento de pesquisa epidemiológica e ambiental em saúde pública. 

O CENP realiza pesquisas científicas com uma população de 700 indivíduos, distribuídos em 30 diferentes espécies, para estudar e investigar aspectos relacionados à ecologia, etologia, biologia e patologia, tornando-se uma referência de apoio às investigações biomédicas em saúde pública. O Centro Nacional de Primatas (CENP) faz parte do Instituto Evandro Chagas (IEC), sendo coordenado técnico-administrativa e financeiramente por ele. 

Fazer parte desta instituição é contribuir para a pesquisa científica e a conservação de primatas não humanos, apoiando investigações biomédicas que fortalecem a saúde pública no Brasil. 

 

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Dragagem no Porto de Suape (PE) é concluída, investimento é de R$ 217 milhões
Governo

Dragagem no Porto de Suape (PE) é concluída, investimento é de R$ 217 milhões

30 de janeiro de 2026
Indígenas do Acre obtêm pagamento imediato por vendas da agricultura familiar
Governo

Indígenas do Acre obtêm pagamento imediato por vendas da agricultura familiar

30 de janeiro de 2026
Ministério da Saúde lança Guia de Recomendações Para o Uso de Fluoretos no Brasil
Governo

Ministério da Saúde lança Guia de Recomendações Para o Uso de Fluoretos no Brasil

30 de janeiro de 2026
Governo do Brasil institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua
Governo

Governo do Brasil institui fórum nacional para enfrentamento à violência contra mulheres em situação de rua

30 de janeiro de 2026
Enem 2025: está disponível a declaração para matrícula na educação superior
Governo

Enem 2025: está disponível a declaração para matrícula na educação superior

30 de janeiro de 2026
Investimentos do Governo com Educação e Saúde crescem e superam mínimo constitucional
Governo

Investimentos do Governo com Educação e Saúde crescem e superam mínimo constitucional

30 de janeiro de 2026
Desemprego cai para 5,1% em dezembro, e 2025 tem melhores resultados da história
Governo

Desemprego cai para 5,1% em dezembro, e 2025 tem melhores resultados da história

30 de janeiro de 2026
Sisu: 99% das vagas são preenchidas na chamada regular
Governo

Sisu: 99% das vagas são preenchidas na chamada regular

29 de janeiro de 2026
Sai o resultado do Sisu 2026, que teve mais de 3,4 milhões de inscritos
Governo

Sai o resultado do Sisu 2026, que teve mais de 3,4 milhões de inscritos

29 de janeiro de 2026
Sudene e CUT firmam protocolo para fortalecer promoção do trabalho decente no Nordeste
Governo

Sudene e CUT firmam protocolo para fortalecer promoção do trabalho decente no Nordeste

29 de janeiro de 2026
Crédito Fundiário quase dobra número de famílias atendidas no governo Lula
Governo

Crédito Fundiário quase dobra número de famílias atendidas no governo Lula

29 de janeiro de 2026
Lucro das estatais cresce 22% e chega a R$ 136 bilhões até 3º trimestre de 2025
Governo

Lucro das estatais cresce 22% e chega a R$ 136 bilhões até 3º trimestre de 2025

29 de janeiro de 2026
O GovernadorO Governador