Como parte da série do MDS sobre mulheres do Programa Acredita, conheça a trajetória de Lilian da Silva Ferreira, em Campina Grande
O sonho de Lilian da Silva Ferreira, de 33 anos, era grande, mas o começo foi modesto. Em sua loja de maquiagens e itens femininos em Campina Grande, na Paraíba, a realidade inicial era de poucos produtos em uma única prateleira. A chegada do crédito pelo Programa Acredita Primeiro Passo, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, foi o ponto de virada que permitiu não apenas a expansão do seu negócio, mas também a construção de novos planos para o futuro, como a criação de uma marca própria e a abertura de filiais.
No início, Lilian enfrentou todas as dificuldades comuns a muitos pequenos empreendedores. A limitação de produtos chegava a ser um constrangimento. “No início, era só uma prateleirinha de produtos. O cliente chegava, a gente se sentia constrangido que ele vinha atrás dos produtos e a gente não tinha”, relembra. A força motriz, segundo ela, era a perseverança. “O que a gente tinha era força de vontade e um sonho muito grande”.
Para Lilian, o desafio de empreender exige dedicação total. “Eu costumo sempre dizer que o maior desafio hoje do empreendedor é ser o primeiro a entrar e o último a sair porque, realmente, um sonho se constrói. Você cuida dele para que ele cresça”, afirma.
Ponto de virada
A transformação do pequeno negócio em uma loja estruturada veio com o apoio direto do Governo do Brasil. Lilian destaca o papel central do programa Acredita, por meio da parceria com o Banco do Nordeste, em sua trajetória, afirmando que o acesso ao crédito foi decisivo para o crescimento da loja.
“O Primeiro Passo, que é o Programa Acredita, é fundamental, não só na expansão como no firmamento de qualquer negócio que você está iniciando. E o quanto foi fundamental para mim, para a expansão da loja”, destaca a empreendedora.
Ela reforça a importância do suporte governamental para transformar sonhos em realidade. “É como eu digo sempre. O Acredita é ele que faz acreditar mesmo. Você tem o apoio fundamental para essa realização de sonho”, celebra Lilian.
Com o investimento, a realidade da loja mudou completamente. O que antes era uma prateleira limitada, hoje é um espaço com grande variedade, que encanta quem o visita. “Realmente, eu pude melhorar na diversidade de produtos, pude trazer muito mais e ofereço muito mais ao cliente”, explica.
A experiência de compra também foi transformada. “Quando o cliente chega aqui, ele se maravilha, ele vem buscar um item e termina levando outros. Então, é uma loucura maravilhosa”, conta, sorrindo.
Os resultados inspiram Lilian a ir além. Os planos agora são de crescimento e profissionalização. “Hoje eu estou buscando me capacitar para justamente me qualificar profissionalmente e futuramente construir a minha própria marca”, revela. A visão de futuro inclui levar seu negócio para outras localidades. “Hoje eu penso em expandir para outras cidades, aqui, na região”.
Para Lilian, o programa vai além do financeiro; ele é sinônimo de oportunidade e sucesso. Com a confiança de quem viu a própria vida mudar, ela deixa um recado otimista para outros empreendedores. “Eu digo que o Acredita é realização. Ele é ampliação. Ele é tudo de bom, minha gente. Dá certo: deu certo para mim, dá certo para todo mundo”.
Leia também: De beneficiária do Bolsa Família a empreendedora, costureira transforma ateliê com crédito do Acredita
Acredita no Primeiro Passo
Lançado no ano passado e coordenado pelo MDS, o programa busca superar a exclusão e promover a autonomia socioeconômica pelo aumento da renda, com valorização do trabalho e das capacidades empreendedoras das pessoas do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).