No Dia da Cooperação Sul-Sul, MTE destaca ações do país na Aliança 8.7 e na promoção do trabalho decente
Nesta sexta-feira (12/9), data em que se celebra o Dia da ONU para a Cooperação Sul-Sul, o Secretariado da Aliança 8.7 divulgou, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, manifestação encaminhada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), sobre a contribuição do Brasil nas ações do Sul Global contra todas as formas de exploração laboral.
Durante o evento, foi exibido um vídeo com a manifestação do chefe da Divisão de Assuntos Internacionais da SIT, Guilherme Candemil, gravada por ocasião da 19ª reunião do Grupo de Coordenação Global da Aliança 8.7, realizada em Turim, em dezembro de 2024.
Candemil destacou que o Brasil compartilhará sua experiência com outros países que enfrentam desafios semelhantes, buscando construir soluções conjuntas. Ele mencionou a participação do país na Iniciativa Southern Routes para a América Latina e o Caribe, que tem como meta libertar crianças do trabalho infantil. Também ressaltou o projeto sobre o algodão e trabalho decente, desenvolvido em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), que traz uma abordagem inovadora. “O objetivo principal é promover o trabalho decente na cadeia de suprimentos do algodão”, afirmou.
Brasil e a Aliança 8.7
Criada em 2017, a Aliança 8.7 reúne governos, organismos internacionais, setor privado e sociedade civil para promover ações coordenadas e inovadoras em prol do trabalho decente.
Desde 2024, o Brasil é reconhecido como País Pioneiro na Aliança 8.7, título que representa a liderança do país no desenvolvimento de políticas públicas eficazes, na integração entre diferentes esferas de governo e no fortalecimento do diálogo social.