Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, vai detalhar o assunto nesta segunda, a partir das 19h
O programa A Voz do Brasil, desta segunda-feira (5/1), conversa com o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, sobre a força-tarefa do Governo do Brasil para o ressarcimento de descontos indevidos na folha de aposentados e pensionistas em 2025.
De um Total de 6,2 milhões de usuários que afirmaram pelos canais oficiais do INSS que não autorizaram os descontos, 4,160 milhões de pessoas já foram reembolsadas. O valor total devolvido chega a R$ 2,8 bilhões, de acordo com balanço divulgado nesta segunda.
Após estimar que 3 milhões de pessoas ainda não procuraram o órgão para receber o dinheiro de volta, o Governo do Brasil prorrogou para 14 de fevereiro de 2026 o prazo para aposentados e pensionistas solicitarem a devolução dos valores. Contestar é o primeiro passo para garantir a devolução dos valores descontados. É simples e pode ser feito por três canais:
– Meu INSS (aplicativo ou site): serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”;
– Central 135: ligação gratuita, de segunda a sábado, das 7h às 22h;
– Correios: mais de 5 mil agências oferecem atendimento assistido e gratuito.
No aplicativo, ao clicar em “Não autorizei o desconto”, o beneficiário registra a contestação.
Saiba mais sobre o assunto! Acompanhe a edição da Voz do Brasil desta segunda-feira, a partir das 19h. Confira pelas emissoras de rádio de todo o País ou pelo YouTube do Canal Gov.
