Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
O Governador
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
O GovernadorO Governador
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Alckmin anuncia crédito para MEI’s de baixa renda que atuam no setor de turismo

7 de maio de 2026
Alckmin anuncia crédito para MEI's de baixa renda que atuam no setor de turismo
Alckmin anuncia crédito para MEI's de baixa renda que atuam no setor de turismo
Compartilhar

Detalhes da iniciativa inédita foram apresentados na abertura do Salão do Turismo, em Fortaleza (CE). Evento, palco do lançamento de várias ações do Governo do Brasil, segue até sábado (9), reunindo atrativos de todo o país

Tópicos da matéria
Guia para neurodivergentes Inclusão digital no turismo Fortalecimento do setor aéreo Sobre o Salão

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, apresentaram na manhã desta quinta-feira (7) na abertura do 10° Salão do Turismo, em Fortaleza (CE), uma iniciativa inédita que vai oferecer crédito facilitado e com condições especiais a microempreendedores individuais (MEIs) de baixa renda.

A linha de crédito especial anunciada nesta quinta deverá atender guias de turismo, motoristas, vendedores ambulantes de comida e bebida, artesãos, entre outros, que atuam na cadeia do turismo. A iniciativa, denominada “Do Lado do Turismo Brasileiro”, tem como público-alvo MEIs inscritos no CadÚnico – principal ferramenta do Governo do Brasil para identificar famílias em situação de vulnerabilidade.

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, apontou benefícios da disponibilidade de crédito ao segmento. “Esse é um setor campeão de geração de emprego, distribuição de renda e que tem espaço para todo mundo: microempresa, pequena empresa, média empresa e grande empresa. Então, é um setor estratégico e com boa notícia”, afirmou Alckmin.

O programa terá apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, e do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, destacou a atenção do Governo do Brasil aos que mais necessitam de suporte. “Estamos colocando no centro das nossas atenções aqueles que, por muito tempo, foram invisíveis para o sistema financeiro: os microempreendedores individuais de baixa renda. É o vendedor de cachorro-quente. É o guia local. É a dona-de-casa que vende bolo e que, a partir de agora, terão uma linha de crédito especial à disposição para complementar a renda, fomentar seu pequeno negócio e gerar riqueza para o país”, declarou Feliciano.

Poderão contratar o empréstimo os MEIs que, além de estarem inscritos no CadÚnico, façam parte também do Cadastur – sistema oficial do Ministério do Turismo que formaliza pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, ressaltou que a iniciativa favorece o empreendedorismo. “O governo, sob a liderança do presidente Lula e do vice-presidente Alckmin, reconhece que a superação da fome é apenas o começo. O próximo passo é o estímulo ao emprego, ao empreendedorismo e à cooperação, com o objetivo de oferecer oportunidades para o desenvolvimento social e econômico”, declarou.

Atualmente, existem 46.273 microempreendedores inscritos no Cadastur. Cada MEI poderá obter até R$ 21 mil (valor máximo por operação).

A linha crédito terá proteção integral do Fundo de Garantia de Operações (FGO), por meio do Programa Acredita no Primeiro Passo, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, criado para ajudar famílias de baixa renda registradas no CadÚnico a melhorarem de vida por meio do trabalho e do empreendedorismo.

Guia para neurodivergentes

Uma outra novidade anunciada no Salão, que conta com apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, foi o lançamento do “Guia Para Atender Bem Turistas Neurodivergentes” – uma iniciativa inédita que reúne orientações práticas para qualificar o atendimento e tornar experiências turísticas mais acessíveis em todo o país.

“Este material não nasceu em gabinetes fechados, nasceu da escuta e da pesquisa. Turismo é sobre pessoas e sobre diminuir as diferenças. O Guia ensina ajustes simples, que garantem o direito fundamental de explorar o mundo com conforto e dignidade. Queremos que cada museu e hotel brasileiro saiba receber quem percebe o mundo de forma diferente, mas o vive com a mesma intensidade”, defendeu o ministro Gustavo Feliciano.

O documento foi desenvolvido a partir de uma pesquisa nacional conduzida pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em parceria com o Ministério do Turismo.

Os dados mostram que as dificuldades enfrentadas por turistas neurodivergentes vão além da estrutura física e estão, principalmente, na forma como a experiência é planejada, comunicada e conduzida. A análise identificou que o atendimento e o preparo das equipes são os fatores de maior impacto na experiência turística.

Inclusão digital no turismo

O Salão do turismo também foi palco da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica entre os ministérios do Turismo e das Comunicações para ampliar e aprimorar a execução do Programa Computadores para Inclusão em territórios turísticos.

A iniciativa busca integrar políticas públicas de inclusão digital e de desenvolvimento do turismo por meio da destinação de computadores recondicionados e da oferta de ações de capacitação voltadas a comunidades e trabalhadores do setor.

“Estamos unindo esforços para levar tecnologia, capacitação e novas oportunidades a quem mais precisa. Com a inclusão digital ganhando cada vez mais espaço como ferramenta de transformação social e econômica, conectar pessoas, qualificar profissionais e ampliar oportunidades passam a ser também estratégias para fortalecer destinos e impulsionar o turismo brasileiro”, afirmou o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano.

O Ministério das Comunicações será responsável por disponibilizar os equipamentos restaurados, além de proporcionar apoio técnico, estruturar itinerários formativos e realizar o monitoramento das ações. Já o Ministério do Turismo atuará na identificação e na indicação das instituições beneficiárias, bem como na articulação de ações de qualificação profissional voltadas ao segmento turístico.

O programa Computadores para Inclusão, do Ministério das Comunicações, promove inclusão digital e capacitação tecnológica por meio dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRCs).

Nestes locais, equipamentos eletrônicos doados são recondicionados e utilizados em cursos gratuitos de tecnologia, além de serem destinados a escolas públicas, bibliotecas, telecentros e projetos sociais em todo o país.

Fortalecimento do setor aéreo

A fim de incentivar e democratizar o acesso a viagens no país, o Ministério do Turismo firmou, durante o Salão, um protocolo de intenções com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Embratur, a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (ABEAR) e as companhias Azul, Gol e Latam para retomar o “Conheça o Brasil: Voando”.

A parceria é uma estratégia para estimular o turismo interno, valorizar destinos consolidados e emergentes, ampliar a conectividade aérea, fortalecer o turismo doméstico e internacional e integrar ações estruturantes de promoção e políticas públicas.

O ministro Gustavo Feliciano destacou que a assinatura do protocolo representa um compromisso concreto com o desenvolvimento do Brasil por meio do turismo.

“O turismo cresce quando há conectividade, quando as pessoas conseguem chegar aos destinos com mais opções, mais frequência e a preços mais acessíveis. Por isso, esta parceria com as companhias aéreas e a ABEAR é estratégica. Ela une esforços para ampliar a malha aérea, fortalecer novas rotas, aumentar a oferta de voos e estimular viagens por todo o país”, explicou Feliciano.

O protocolo de intenções para a retomada do “Conheça o Brasil: Voando” define quatro eixos estratégicos: promoção turística aérea, oferta de stopover – possibilidade de fazer uma parada intermediária entre destinos –, fortalecimento da conectividade aérea e alinhamento internacional.

O ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, disse que a iniciativa favorece o desenvolvimento do setor aéreo. “Saímos de 98 milhões de passageiros, em 2022, para um recorde histórico de passageiros no transporte aéreo de 130 milhões. Isso significa que o brasileiro está viajando mais, que o brasileiro está usando mais o transporte aéreo. Isso significa mais do que isso: que o brasileiro tem mais poder de compra”, observou França.

O acordo envolve campanhas nacionais de divulgação de destinos brasileiros; a veiculação de mensagens de áudio (“speeches”, em inglês) a bordo de aeronaves sobre ações promocionais do país; a adesivagem de aeronaves com atrativos turísticos nacionais e a integração das iniciativas ao calendário estratégico do turismo nacional, como festas e grandes eventos.

Também é prevista a manutenção e a ampliação do stopover no Brasil para voos nacionais e internacionais, com a integração junto a estados, municípios e aeroportos e a melhoria do acesso à informação sobre o benefício.

O protocolo busca, ainda, ampliar e retomar rotas aéreas no Brasil, aumentar as frequências de voos e a malha aérea, além de estimular a conectividade regional do país e a integração de destinos turísticos.

Sobre o Salão

Organizado pelo Ministério do Turismo, o Salão – a maior vitrine do setor no país – acontece pela primeira vez no Nordeste e reúne, até sábado (9), toda a cadeia produtiva em um ambiente estratégico de promoção dos destinos nacionais, articulação e geração de negócios.

Retomado em 2023 no governo Lula, o Salão contará com a participação dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, para mostrar o que o Brasil tem de melhor.

O ministro Gustavo Feliciano enfatizou que o evento reforça o caráter inclusivo do turismo. “Estar em solo cearense é jogar luz sobre a força da hospitalidade deste povo e a capacidade única do turismo de promover um desenvolvimento econômico que é, acima de tudo, verdadeiramente inclusivo. Não à toa que o tema do Salão deste ano é ‘do lado do povo brasileiro’. Sob as diretrizes de justiça social do governo Lula, colocamos o cidadão no centro de tudo. Nossa prioridade é clara: democratizar o acesso ao turismo, valorizar nossa cultura e criar um ambiente onde o setor – um dos mais vitais da nossa economia – possa florescer para todos”, comentou Feliciano.

A programação do Salão é intensa e oferece atividades tanto para o público em geral quanto para empresários, gestores públicos, técnicos, estudantes, pesquisadores e representantes de entidades e associações envolvidas com o setor.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, celebrou a realização do evento na capital cearense. “Este Salão Nacional do Turismo, para nós, já é um grande evento de promoção do turismo do Estado do Ceará e para o Nordeste. Eu quero agradecer porque este país é muito grande e ele tem muitas belezas, e é muito importante que nós nos sintamos pertencentes desse Brasil inteiro”, enfatizou o governador.

Haverá palestras, oficinas, mesas-redondas e debates que vão debater o desenvolvimento e o futuro do turismo. O público geral poderá conferir as atrações turísticas, adquirir pacotes de viagens com condições especiais, assistir a diversas apresentações culturais, assistir a filmes e apreciar a culinária típica de cada região.

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, frisou que o Salão impulsiona o bom momento do turismo na capital. “Fortaleza tem na sua economia o comércio e serviços com mais de 70% (de participação), e dentro do serviço nós temos o turismo. Turismo esse que faz com que a nossa economia possa ter uma pujança ainda maior. Então, eu quero aqui agradecer ao Governo Federal e dizer: viva Fortaleza! E que vocês continuem escolhendo como destino principal a nossa cidade”, convidou o prefeito.

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print

Você pode gostar também

Receita libera nesta terça (23) consulta ao segundo lote de restituição do IRPF 2026
Governo

Receita libera nesta terça (23) consulta ao segundo lote de restituição do IRPF 2026

22 de junho de 2026
Último dia para pagar a taxa de inscrição do Enem 2026
Governo

Último dia para pagar a taxa de inscrição do Enem 2026

22 de junho de 2026
Turismo lança pesquisa para mapear mercado pet friendly e orientar setor e turistas
Governo

Turismo lança pesquisa para mapear mercado pet friendly e orientar setor e turistas

22 de junho de 2026
Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama
Governo

Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama

22 de junho de 2026
ANS abre consulta pública sobre cobertura ampliada de planos de saúde para mamografia digital
Governo

ANS abre consulta pública sobre cobertura ampliada de planos de saúde para mamografia digital

22 de junho de 2026
Vem ai a Agenda Brasil Mais Competitivo para impulsionar a produtividade e os negócios
Governo

Vem ai a Agenda Brasil Mais Competitivo para impulsionar a produtividade e os negócios

22 de junho de 2026
Anvisa anuncia novas liberações de produtos Ypê e empresa faz recolhimento de lava-roupas líquido
Governo

Anvisa anuncia novas liberações de produtos Ypê e empresa faz recolhimento de lava-roupas líquido

22 de junho de 2026
Brasil tem melhor maio da história com quase 500 mil turistas internacionais
Governo

Brasil tem melhor maio da história com quase 500 mil turistas internacionais

21 de junho de 2026
Operação revela esquema internacional e pode resultar na maior apreensão de cocaína do Brasil
Governo

Operação revela esquema internacional e pode resultar na maior apreensão de cocaína do Brasil

21 de junho de 2026
Defesa Civil Alerta mantém operação durante fase de testes
Governo

Defesa Civil Alerta mantém operação durante fase de testes

21 de junho de 2026
Alckmin: 'Vamos precisar de muita ferrovia para transportar o desenvolvimento do Brasil'
Governo

Alckmin: ‘Vamos precisar de muita ferrovia para transportar o desenvolvimento do Brasil’

20 de junho de 2026
Governo do Brasil na Rua em Porto Alegre (RS) ofereceu 80 serviços de mais de 30 órgãos
Governo

Governo do Brasil na Rua em Porto Alegre (RS) ofereceu 80 serviços de mais de 30 órgãos

20 de junho de 2026
O GovernadorO Governador