As pastas de igualdade racial e de direitos humanos e cidadania do Governo do Brasil, estão realizando ações de conscientização para o Carnaval nos estados brasileiros, com o objetivo de reforçar a importância de um ambiente mais seguro, respeitoso e responsável para foliões, trabalhadores da festa e toda a sociedade.
As iniciativas buscam estimular a propagação de valores como o respeito aos direitos humanos, o enfrentamento ao racismo e a proteção de crianças e adolescentes durante o período carnavalesco.
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) deu início, na última semana, no Rio de Janeiro, à entrega da campanha “Sem Racismo o Carnaval Brilha Mais”, que será levada a diferentes cidades ao longo do período de celebrações. A iniciativa busca valorizar a cultura negra e enfrentar práticas discriminatórias, como a injúria racial, o uso de fantasias ofensivas e outras formas de violência simbólica, contribuindo para o fortalecimento da dignidade, da igualdade racial e para a construção de um Carnaval mais inclusivo e seguro.
A ministra Anielle Franco destaca a importância dessas ações como caminhos abertos para o fortalecimento de uma formação antirracista junto aos estados, que sirva para todo ano. “O Brasil precisa de um carnaval que enalteça ainda mais a beleza, tecnologia e importância da cultura negra. O racismo é sistêmico e não pausa no carnaval, mas somos o povo que trabalha e que resiste para que nosso país se reconheça nas homenagens a personalidades, origens e tradições afro-brasileiras dentro e fora das festas”, pontua.
Paralelamente, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com MIR, lançou a campanha “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”, que busca mobilizar a sociedade para a proteção integral de meninas e meninos no período carnavalesco. A ação reforça a responsabilidade coletiva na prevenção e no enfrentamento de violações de direitos, como abuso, exploração sexual e trabalho infantil, incentivando foliões, famílias e gestores públicos a atuarem juntos para garantir um Carnaval seguro e respeitoso.
