Tecnologia de melhoramento genético está transformando a realidade de assentados e pequenos produtores, garantindo mais eficiência e renda no campo. Saiba mais com o podcast do MDA
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) apresenta um novo episódio do podcast MDÁudio sobre o Programa de Transferência de Embriões. A iniciativa foca no melhoramento genético de rebanhos leiteiros, permitindo que a produtividade de uma única vaca salte de 5 para até 30 litros de leite por dia. No episódio, o produtor assentado Wellington Oliveira relata como a tecnologia permitiu reduzir o trabalho no manejo e aumentar a qualidade do leite, tornando o sonho da produção própria uma realidade viável.
No episódio, a secretária de Abastecimento, Cooperativismo e Soberania Alimentar do MDA, Ana Terra Reis, explica que a técnica é um vetor de eficiência para o campo. “A mesma vaquinha que come uma dieta e que tem uma demanda alimentar, pode ser outra vaca, com um animal melhorado, que pode dar muito mais leite. Para o agricultor familiar isso é fundamental para aumentar sua eficiência e garantir maior rentabilidade.”
A edição detalha, ainda, os caminhos para o produtor acessar essa política: Melhoramento Genético, com uso de embriões de laboratórios credenciados (como o gado Gir Leiteiro) para gerar animais de alta linhagem em matrizes comuns; Financiamento pelo Pronaf e o acesso à tecnologia via crédito rural para agricultores que possuem o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF); Meta Estratégica, com o Governo do Brasil planejando levar 300 mil embriões à agricultura familiar, integrando a tecnologia à assistência técnica e à sucessão rural.
O episódio está disponível gratuitamente no Spotify. Acesse AQUI e confira.
