A convite do presidente panamenho, líder brasileiro faz visita oficial para tratar de comércio multilateral. Lula também vai até o Canal do Panamá, importante polo logístico para toda a região
A convite do Presidente panamenho, José Raúl Mulino, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizará visita oficial ao Panamá, em 28 de janeiro, acompanhado de comitiva ministerial e empresarial.
O Presidente Lula participará, como convidado de honra, da sessão de abertura do Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe 2026, coorganizado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e pelo governo panamenho, no Centro de Convenções do Panamá.
O Presidente Lula terá, na mesma data, reunião bilateral com o Presidente Mulino para tratar de oportunidades de comércio e investimentos, cooperação para o desenvolvimento, transição energética e biocombustíveis, entre outros temas. A programação prevê, ainda, visita à eclusa de Cocolí, no Canal do Panamá.
O Panamá, primeiro país da América Central a se associar ao Mercosul, tem grande importância em assuntos logísticos devido à sua localização estratégica e infraestrutura portuária e aeroportuária de alto nível. O país é o principal parceiro do Brasil na América Central, com fluxo bilateral de comércio que alcançou, em 2025, o valor recorde de US$ 1,6 bilhão, crescimento de 78% em relação ao ano anterior.
Leia também:
• Ao recordar o Holocausto, Lula diz que autoritarismo, mentira, ódio e preconceito geram o horror
• Saiba mais sobre a agenda de Lula no Panamá
