O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, vai falar sobre o assunto, ao vivo, a partir das 19h
Faltam poucos dias para a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. As provas objetivas e a redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, em 1.804 municípios brasileiros. Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), o Enem 2025 será aplicado nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, devido à realização da 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), de 10 a 21 de novembro.
Para detalhar o assunto, A Voz do Brasil, desta terça-feira (4/11), conversa com o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, ao vivo, a partir das 19h.
Os estudantes que farão o exame já podem verificar o local de prova acessando o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante.
Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias que, ao todo, somam 180 questões objetivas. Eles também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo.
O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Saiba mais sobre o assunto! Acompanhe a edição da Voz do Brasil desta terça-feira, a partir das 19h. Confira pelas emissoras de rádio de todo o País ou pelo YouTube do Canal Gov.
